Um vídeo divulgado esta quarta-feira, 29 de Janeiro, mostra o rio Alviela com uma tonalidade acastanhada e coberto por uma extensa camada de espuma branca, indícios que podem estar associados a uma descarga poluente de origem desconhecida.

A denúncia foi feita por Stany Gonçalves, morador em Pernes, dirigente associativo e activista ambiental, que captou as imagens e as partilhou nas redes sociais. No vídeo, gravado às 08h30 da manhã, Stany Gonçalves alerta para a gravidade da situação:

“Bom dia, isto está a acontecer agora mesmo, oito e meia da manhã, 29 de Janeiro de 2025. Isto está a acontecer. Não é força das águas porque o rio não está castanho. O que está castanho é esta espuma com coisas lá atrás. É um misto de cheiros e uma falta de respeito. Têm que ser punidos, têm que ser punidos. Não nos podemos calar, temos que denunciar.”

O registo evidencia a contaminação das águas na zona da vila de Pernes, no concelho de Santarém, um problema recorrente que tem gerado preocupações entre a população e as entidades ambientais.

Até ao momento, não há confirmação oficial sobre a origem da descarga, nem se foram accionados mecanismos de fiscalização para apurar responsabilidades. Casos semelhantes já foram registados anteriormente no rio Alviela, que tem sido alvo de sucessivas denúncias devido a episódios de poluição.

Leia também...

Vinte e um concelhos de cinco distritos em perigo máximo de incêndio

Vinte e um concelhos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Coimbra…

Carta anónima subscrita por 27 bombeiros de Alpiarça pede afastamento do comandante Hugo Teodoro

Os Bombeiros Municipais de Alpiarça estão a ferro e fogo, depois de…
Imagem ilustrativa

Bombeiros de Torres Novas responderam a mais de 12 mil alertas em 2022

Os Bombeiros Voluntários de Torres Novas responderam a 12.327 alertas durante o…

Circulação entre concelhos volta a estar proibida entre hoje à noite e segunda-feira

A proibição de circulação entre concelhos volta a aplicar-se entre as 20h00…