Os Bombeiros Municipais de Alpiarça estão a ferro e fogo, depois de ter sido entregue uma carta anónima à presidente da autarquia alpiarcense, Sónia Sanfona, com várias queixas sobre o comandante da corporação, Hugo Teodoro.

O Correio do Ribatejo teve acesso à carta que, embora anónima, “é subscrita por 27 (vinte e sete) elementos do corpo de bombeiros”, em que relata vários comportamentos do comandante Hugo Teodoro, que para os subscritores são factores indicativos que “o Sr. Comandante está literalmente a borrifar-se” para a corporação e respectivos elementos. Os elementos acusam o comandante de não resolver os problemas da casa, que se prendem com falta de meios humanos e recursos para desempenhar a missão de socorro à população.

No texto redigido, o autor, ou autores, identificam comportamentos do comandante como a falta de presença no quartel, explicando que o “sr. Comandante”, como é referido, “chega de manhã, pega no seu veículo de comando, e desaparece, sem dar justificações a ninguém”, vinca o texto, acrescentando que chega à hora de almoço, faz a refeição e não volta a aparecer no quartel durante o período da tarde. O texto refere também que quando é solicitado para resolver “alguma situação” a resposta que se obtém é a desresponsabilização pelo problema, e imputa a responsabilidade do que está mal/avariado na presidente da autarquia, responsável pelo pelouro da Protecção Civil e Bombeiros Municipais.

A carta refere ainda que o comandante Hugo Teodoro não dirige a palavra a alguns elementos, causando mau estar no seio da corporação, assim como deixa acusações de ter rejeitado pedidos de transferência de bombeiros que queriam integrar a corporação, negando assim recursos humanos preciosos para melhor desempenhar a missão de prestar socorro à população de Alpiarça.

O documento pede ainda o afastamento do comandante por carecer de liderança, espiríto de missão e bom senso, e por o Hugo Teodoro estar a “afastar cada vez mais os bombeiros” e por estar a afundar a corporação “a passos largos”.

O texto é encerrado com a ameaça dos 27 elementos avançarem com medidas extremas, “caso o sr. Comandante continue a desempenhar funções”.

Leia a notícia desenvolvida na edição impressa do Correio do Ribatejo, nas bancas a 20 de Janeiro.

Leia também...

Feira Nacional do Cavalo na Golegã este ano com transmissão ‘online’

A XLVII Feira Nacional do Cavalo, na Golegã, que tem início hoje,…

Tributo a Joaquim Botas Castanho no Círculo Cultural Scalabitano

Um tributo a Joaquim Adriano Botas Castanho decorreu na tarde do passado…

W Shopping recebe lançamento do Livro “As Cartas Que Trocamos”

No dia 24 de Novembro, às 16h, no W Shopping, em Santarém,…

‘Taste Up’ desafia promotores turísticos no Cartaxo

O programa de aceleração de projectos na área do turismo gastronómico, que…