A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo alcançou uma execução de cerca de 69 por cento do seu Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT). Esta execução do PDCT da CIM do Médio Tejo é bastante significativa uma vez que foi superior aos 60 por cento propostos para a execução do programa na região centro do país em 2021.

Considera a CIM do Médio Tejo que “com este nível de execução deu-se um contributo muito significativo na meta definida para o Programa Operacional Regional do Centro 2020 e para o nível de execução global dos fundos comunitários em Portugal”. Para este nível de execução, foi premente o contributo dos municípios e das empresas apoiadas através do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial.

O PDCT pressupõe o apoio financeiro comunitário de projectos municipais, intermunicipais e de micro e pequenas empresas, pelo que os mesmos estão centrados em diversas áreas de intervenção e que têm como objectivo primordial garantir a qualidade de vida das nossas populações e o crescimento económico da região.

O PDCT da CIM do Médio Tejo, com uma dotação de fundo de cerca de 54 milhões de euros, tem apoiado projectos, que vão desde a área da Modernização Administrativa, Eficiência Enérgica, Património Cultural, Apoio ao Emprego e às Empresas, Cultura e Inclusão, Infra-estruturas de Saúde e Escolares e Promoção do Sucesso Escolar, sendo este último âmbito, executado directamente pela CIM do Médio Tejo, através do seu Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo (PEDIME).

Entre os vários projectos concretizados, e ainda por concretizar, está a construção e/ou requalificação de centros escolares e de saúde, a requalificação e valorização de património edificado e espaços de lazer, acções que prevêem uma maior eficiência enérgica dos edifícios públicos, a promoção do sucesso escolar, através de equipamentos e acções concretas, entre outros.

Recorde-se que o PDCT consiste na definição de uma Estratégia de Desenvolvimento para a região do Médio Tejo, baseada num Plano de Desenvolvimento Estratégico que estará vigente até 2023 e que aponta o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo enquanto elementos essenciais para a evolução territorial.

Leia também...

Projecto de troca de correspondência traz de volta sorrisos escondidos

A Santa Casa da Misericórdia da Azinhaga (SCMA) foi das primeiras a…

U. Santarém vence U. Almeirim em acerto de calendário

A União de Santarém Sad venceu esta manhã a União de Almeirim…
Foto ilustrativa

Meios aéreos reforçam combate às chamas em Odemira e Ourém

A Proteção Civil reforçou hoje os meios de combate aos dois incêndios…

Dois homens e uma mulher identificados pela GNR por furto de catalisadores

Dois homens de 33 e 65 anos e uma mulher de 30…