Cinco pessoas foram detidas na terça-feira, no âmbito de uma investigação por branqueamento de capitais relacionado com roubos a instituições bancárias, anunciou hoje o Ministério Público.

De acordo com um comunicado publicado na página da Internet da Procuradoria-Geral de Évora, os detidos são suspeitos de receber e movimentar quantias monetárias provenientes de assaltos a bancos, com o objetivo de dissimular a origem ilícita dos fundos.

De acordo com a nota, as verbas eram transferidas através de agências de pagamento e de câmbio, sendo posteriormente enviadas para contas no estrangeiro.

“Tais quantias eram, então, movimentadas pelos arguidos, que conheciam a sua proveniência ilícita, através de transferências em agências de pagamento e de câmbio, em montantes cujo valor não fosse detetado e gerasse alerta por parte das entidades financeiras e bancárias. Deste modo, o dinheiro era transferido para contas sediadas no estrangeiro, dissimulando a respetiva origem”, lê-se no comunicado.

Os arguidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial no Juízo de Instrução Criminal de Santarém, tendo quatro deles ficado sujeitos à medida de coação de obrigação de apresentação periódica no posto policial da área da residência e proibição de se ausentarem do território nacional.

Uma quinta arguida ficou sujeita a termo de identidade e residência.

Na nota é ainda referido que a investigação prossegue sob a direção da 2.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Comarca de Santarém, com a coadjuvação da Polícia Judiciária. 

Leia também...

Moita Flores vai ser julgado em Santarém por corrupção e branqueamento

O Tribunal de Instrução Criminal de Santarém decidiu ontem levar a julgamento o ex-presidente da Câmara de Santarém Moita Flores e o dono da…

A JYSK investe em novo centro de distribuição em Espanha

Para reforçar o ambicioso plano de expansão da JYSK, com a abertura de mais lojas em Espanha e Portugal, a cadeia internacional de retalho…

Município de Torres Novas recolhe mais de 100 kg de pilhas usadas

No âmbito da campanha de recolha de pilhas, “Todos pelo IPO”, a que o Município de Torres Novas se associou, foram realizadas pelos serviços…

Homem detido no Cartaxo por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Santarém deteve, através do Posto Territorial do Cartaxo, no dia 15 de junho, em flagrante um homem de 19 anos e…