Cinco pessoas foram detidas na terça-feira, no âmbito de uma investigação por branqueamento de capitais relacionado com roubos a instituições bancárias, anunciou hoje o Ministério Público.

De acordo com um comunicado publicado na página da Internet da Procuradoria-Geral de Évora, os detidos são suspeitos de receber e movimentar quantias monetárias provenientes de assaltos a bancos, com o objetivo de dissimular a origem ilícita dos fundos.

De acordo com a nota, as verbas eram transferidas através de agências de pagamento e de câmbio, sendo posteriormente enviadas para contas no estrangeiro.

“Tais quantias eram, então, movimentadas pelos arguidos, que conheciam a sua proveniência ilícita, através de transferências em agências de pagamento e de câmbio, em montantes cujo valor não fosse detetado e gerasse alerta por parte das entidades financeiras e bancárias. Deste modo, o dinheiro era transferido para contas sediadas no estrangeiro, dissimulando a respetiva origem”, lê-se no comunicado.

Os arguidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial no Juízo de Instrução Criminal de Santarém, tendo quatro deles ficado sujeitos à medida de coação de obrigação de apresentação periódica no posto policial da área da residência e proibição de se ausentarem do território nacional.

Uma quinta arguida ficou sujeita a termo de identidade e residência.

Na nota é ainda referido que a investigação prossegue sob a direção da 2.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da Comarca de Santarém, com a coadjuvação da Polícia Judiciária. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Maria Martins encara pressão como “privilégio” no seio da “família” da pista

Para a atleta Ribatejana Maria Martins, única portuguesa a conseguir participar numa…

Atletas de Tiro com Arco do Ateneu Artístico Cartaxense sagram-se Campeões Nacionais

Três atletas de Tiro com Arco do Ateneu Artístico Cartaxense sagraram-se Campeões…

1.º curso superior a nível mundial na produção bioindustrial de insectos nasce em Santarém

O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Produção Bioindustrial de Insectos, foi…

Chamusca recebe concerto da Tagus Big Band e oferece pinheiros de Natal

No âmbito do evento Parque dos Sonhos de Natal da Chamusca a…