‘Cinco Sentidos’ para as férias de Natal no Cartaxo

O Despertar dos Cinco Sentidos, foi o tema escolhido para a Semana do Mindfulness do Município do Cartaxo, que vai decorrer de 17 a 21 de Dezembro e é dedicada a crianças dos 6 aos 12 anos de idade. Através de dinâmicas de grupo e actividades lúdicas, as crianças e jovens são desafiados a reflectir sobre diferentes temáticas, enquanto se divertem e usufruem do tempo livre das Férias de Natal. Cada dia da semana será dedicado a um sentido – audição, visão, tacto, olfacto, paladar. A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia até ao próximo dia 13 de Dezembro.

Se é verdade que o Mindfulness está na moda, também é verdade é que nem sempre estamos conscientes de que esta prática, que apela à atenção plena, pode contribuir para a nossa forma de gerir emoções, reagir e responder a, por exemplo, situações geradoras de stress, dando-nos uma ferramenta para nos mantermos mental e fisicamente saudáveis. E se é real a sua eficácia nos adultos, também o é quando adaptada a trabalho com crianças e jovens.

Organização do Município do Cartaxo, a Semana do Mindfulness, é uma sub-acção integrada nas Oficinas de Inteligência Emocional no Âmbito da Academia de Inteligência Emocional do Cartaxo, que decorre no concelho, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (Piicie Lt).

Muito complicado? Talvez o essencial seja saber que se trata de uma semana em que as crianças dos 6 aos 12 anos de idade, podem frequentar, de modo gratuito, ateliers de actividades, conduzidos por técnicas credenciadas, nos quais as actividades lúdicas, muito divertidas para as crianças, contribuirão para lhes dar ferramentas que as vão ajudar a lidar, com os amigos, com a família, com a escola, tudo porque o Mindfulness contribuiu, de facto para o seu bem-estar mental e físico e porque as ajuda a lidar com emoções e situações de stress.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS