A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) organiza no próximo dia 17 de Junho em Santarém, as comemorações do Dia Mundial do Dador de Sangue, que se assinala a 14 deste mês.
O dia inicia no Jardim da República em Santarém, com a recepção das Associações pelas 10h00, seguida da recepção às entidades convidadas pelas 10h30. Após a Sessão de Boas Vindas, inicia pelas 11h30 um desfile pelas ruas da cidade, com partida do Jardim da República, seguindo até à Praça de Touros.
Pelas 12h30 inicia o almoço convívio, com actuações musicais e entrega de lembranças, almoço esse que decorre no Centro Nacional de Exposições.
Esta celebração serve para lançar mensagens de reafirmação de um gesto tão solidário como transcendente. O objectivo da FEPODABES é motivar, dia-a-dia, os dadores de sangue habituais para que continuem doando e as pessoas que gozem de boa saúde e que nunca tenham doado sangue, em especial os jovens, a que comecem a fazê-lo. Portugal necessita cerca de mil dádivas por dia, adverte a organização.
Alberto Mota, presidente da FEPODABES, falou ao Correio do Ribatejo sobre este dia, que caracteriza como “uma reunião, um encontro de várias associações do país, que vêm do Alto Minho até ao Algarve”.
Para o presidente, o objectivo destas comemorações nacionais é fazer deste dia “um dia de agradecimento, como todos os dias, mas um dia especial, de louvor pela acção do dador e dos dirigentes da dádiva de sangue, que felizmente têm sido muitos e que têm feito com que o sangue não falte nos hospitais”, salientou.
14 de Junho 2018: Dia Mundial do Dador de Sangue
Com o lema “Dá-te aos outros. Doa sangue. Partilha a vida” proposto pela Organização Mundial de Saúde no próximo dia 14 de Junho comemora-se, como todos os anos, o dia mundial do dador de sangue. Um dia para homenagear os verdadeiros protagonistas, os dadores altruístas de sangue.