Foto ilustrativa

A associação de comerciantes de Santarém lamentou o momento e a forma de uma acção inspetiva realizada ontem nas lojas do centro histórico da cidade pela ASAE, “a dois dias do Natal e com clientes a serem atendidos”.

O presidente da associação, David Dias, disse à Lusa que os agentes da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) entraram nas lojas do centro histórico mostrando os crachás e começando a fiscalizar todo o material e documentação do estabelecimento quando os comerciantes estavam a atender clientes.

“Têm todo o ano para fazer fiscalizações, ou, mesmo num dia como o de hoje, podem escolher horas diferentes ou esperar que os clientes saiam”, declarou, salientando que “os comerciantes não são criminosos” e que, “sempre que alertados, alteram o que tem de ser alterado”.

David Dias apontou a “excessiva burocracia” e as dificuldades que os pequenos comerciantes têm para se adaptar à sucessiva legislação, lamentando que a ASAE nunca tenha respondido aos pedidos para participar em sessões de formação e sensibilização, optando por uma acção preventiva antes de avançar para a multa.

“Concordamos com a fiscalização, mas não desta forma. Os pequenos comerciantes são já penalizados com tantas coisas”, declarou, salientando a importância da época natalícia para a sobrevivência destes pequenos negócios.

A proprietária de uma das lojas disse à Lusa que os inspetores entraram no estabelecimento, de pequenas dimensões, quando estava a atender clientes, começando a tirar fotografias e a questionar, nomeadamente, a ausência de datas nas promoções, a falta de um preçário afixado e a “desarrumação”, o que gerou a “indignação” das pessoas que estava a atender.

“Quando abri o meu estabelecimento fui pedir informação à ASAE para ter tudo correto e mandaram-me ler um decreto-lei. Agora dão-me esta prenda de Natal, de passar estes dias em sofrimento, à espera de uma multa que pode ditar o encerramento da minha loja”, disse.

Leia também...

Azambuja na rota do VIII Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo

A vila de Azambuja irá receber, na tarde do próximo dia 16 de Junho (feriado “Corpo de Deus”), a visita da imagem de Nossa…

Uma Escola do presente a preparar-se para o futuro

A Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS) assinala, no próximo dia 16 de Maio, o seu 49.º aniversário ao serviço da comunidade e…

Registado novo máximo diário de infecções

Portugal registou 65.706 novas infecções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, um novo máximo desde o início da pandemia, e mais 41…

Fogos em Ourém em resolução, mas ainda mobilizam mais de 700 operacionais

Os dois incêndios que lavravam no concelho de Ourém, em Espite e em Freixianda, estão em resolução desde esta madrugada, mas ainda mobilizam mais…