O comércio e a restauração iniciam hoje o primeiro de dois fins-de-semana em que apenas podem abrir entre as 08h00 e as 13h00, no âmbito do estado de emergência, uma medida contestada por várias associações empresariais.

Na madrugada de 08 de Novembro, o país ficou a saber pelo primeiro-ministro, António Costa, que a circulação ia ser limitada nos dois fins de semana seguintes, entre as 13h00 de sábado e as 05h00 de domingo e as 13h00 de domingo e as 05h00 de segunda-feira, nos 121 concelhos de maior risco de contágio pelo novo coronavírus (vão aumentar para 191 a partir de segunda-feira).

No âmbito do estado de emergência decretado devido à pandemia de covid-19, o Governo decidiu também instaurar um recolher obrigatório entre as 23h00 e as 05h00 nos dias de semana, entre 09 e 23 de Novembro (enquanto vigora o estado de emergência, que tem uma validade de 15 dias, podendo ser renovado), nos concelhos mais afetados, com o comércio a encerrar até às 22h00 e os restaurantes até às 22h30.

Seguiu-se uma semana de contestação e manifestação de dúvidas em relação às exceções da medida, por parte de várias associações comerciais que representam o comércio e a restauração.

Assim, na quinta-feira, o Governo decidiu ordenar o encerramento do comércio e restauração às 13h00, neste e no próximo fim-de-semana. Ficou também definido que a abertura dos estabelecimentos só pode ocorrer a partir das 08h00.

“A regra é tudo fechado às 13h00”, disse o primeiro-ministro, António Costa, em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, referindo-se aos concelhos com risco elevado de contágio de covid-19.

Os restaurantes só podem funcionar a partir das 13h00 para entrega ao domicílio, clarificou o primeiro-ministro, e não para ‘take away’, como esperavam os empresários do setor.

António Costa anunciou ainda que haverá um apoio de 20% da perda de receitas dos restaurantes nos dois fins de semana face à média dos 44 fins de semana anteriores (de Janeiro a Outubro 2020).

Fora da obrigatoriedade de fechar a partir das 13h00 e de abrir apenas a partir das 08h00 estão as farmácias, clínicas e consultórios, veterinários, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 metros quadrados, bombas de gasolina, padarias e funerárias.

Leia também...

Farmacêutica Manuela Estêvão eleita presidente da distrital de Santarém do CHEGA!

A farmacêutica Manuela Estêvão foi eleita sábado, 1 de Fevereiro, presidente da comissão política distrital de Santarém do partido CHEGA!. Numa eleição em que…

Município de Santarém apoia FITAIJ com 13 mil euros

O Município de Santarém atribuiu um apoio financeiro extraordinário de 13 mil euros, ao FITAIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes para a…

Rafael Lourenço ganhou a segunda etapa da Volta a Portugal do Futuro

Rafael Lourenço (Oliveirense) foi o vencedor isolado em Abrantes da segunda etapa da Volta a Portugal do Futuro, mantendo-se a camisola amarela na posse…

Trabalhadores dos entrepostos do Lidl de Torres Novas em greve por aumentos

Os trabalhadores dos entrepostos do Lidl em Torres Novas estiveram ontem de manhã, 28 de Agosto, em greve, em protesto contra “a recusa da…