O comércio e a restauração iniciam hoje o primeiro de dois fins-de-semana em que apenas podem abrir entre as 08h00 e as 13h00, no âmbito do estado de emergência, uma medida contestada por várias associações empresariais.

Na madrugada de 08 de Novembro, o país ficou a saber pelo primeiro-ministro, António Costa, que a circulação ia ser limitada nos dois fins de semana seguintes, entre as 13h00 de sábado e as 05h00 de domingo e as 13h00 de domingo e as 05h00 de segunda-feira, nos 121 concelhos de maior risco de contágio pelo novo coronavírus (vão aumentar para 191 a partir de segunda-feira).

No âmbito do estado de emergência decretado devido à pandemia de covid-19, o Governo decidiu também instaurar um recolher obrigatório entre as 23h00 e as 05h00 nos dias de semana, entre 09 e 23 de Novembro (enquanto vigora o estado de emergência, que tem uma validade de 15 dias, podendo ser renovado), nos concelhos mais afetados, com o comércio a encerrar até às 22h00 e os restaurantes até às 22h30.

Seguiu-se uma semana de contestação e manifestação de dúvidas em relação às exceções da medida, por parte de várias associações comerciais que representam o comércio e a restauração.

Assim, na quinta-feira, o Governo decidiu ordenar o encerramento do comércio e restauração às 13h00, neste e no próximo fim-de-semana. Ficou também definido que a abertura dos estabelecimentos só pode ocorrer a partir das 08h00.

“A regra é tudo fechado às 13h00”, disse o primeiro-ministro, António Costa, em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, referindo-se aos concelhos com risco elevado de contágio de covid-19.

Os restaurantes só podem funcionar a partir das 13h00 para entrega ao domicílio, clarificou o primeiro-ministro, e não para ‘take away’, como esperavam os empresários do setor.

António Costa anunciou ainda que haverá um apoio de 20% da perda de receitas dos restaurantes nos dois fins de semana face à média dos 44 fins de semana anteriores (de Janeiro a Outubro 2020).

Fora da obrigatoriedade de fechar a partir das 13h00 e de abrir apenas a partir das 08h00 estão as farmácias, clínicas e consultórios, veterinários, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 metros quadrados, bombas de gasolina, padarias e funerárias.

Leia também...

Cozinha ou Pastelaria? Em que carreira apostar profissionalmente

A maior dúvida de grande parte dos iniciantes é gostar de ambas as áreas e não saber qual delas escolher, bem como em que…

Obras no bloco operatório do Hospital de Santarém concluídas dentro de seis meses

O primeiro-Ministro visitou hoje, na companhia da ministra da Saúde, Marta Temido, as obras em curso no HDS, ouvindo queixas sobre os custos acrescidos…

Ceia da Silva reeleito para mais um mandato à frente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo

António Ceia da Silva foi reeleito como Presidente da Turismo do Alentejo / Ribatejo, na sequência do acto eleitoral decorrido ontem, 12 de Julho,…

Movimento já libertou uma dezena de cães acorrentados

O ‘Quebr’a Corrente’ é o primeiro movimento cívico do país a libertar cães acorrentados, através da vedação de espaços exteriores por voluntários e sempre…