Comissão Vitivinícola Regional do Tejo inaugura nova sede em Almeirim

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) tem uma nova morada, fica na Rua de Coruche, n.º 85, em Almeirim. A inauguração oficial das instalações tem lugar na quinta-feira, dia 11 de Outubro, às 17h30. Entre outras individualidades, onde se destacam os representantes dos vários agentes económicos (produtores), o acto solene vai contar com a presença de Luís Medeiros Vieira, Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Pedro Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Almeirim e Luís de Castro, Presidente da CVR Tejo, enquanto anfitriões do evento. A visita às instalações e o Tejo de Honra fazem parte do programa das festas.

Duas décadas depois de permanecer no antigo edifício do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), na cidade de Santarém, a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo instala-se agora nos antigos escritórios e oficinas desta instituição pública, em Almeirim, adquiridos há alguns anos pela autarquia. Para além dos serviços administrativos, as novas instalações possuem uma sala para a câmara de provadores, com condições necessária para a realização de provas para classificar os vinhos.

Mas o órgão responsável pela certificação dos Vinhos do Tejo não vai celebrar este momento a sós. Vai partilhar os festejos com a Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo e a Rota dos Vinhos do Tejo, uma vez que o mesmo edifício também acolhe as sedes das duas últimas entidades.

PUBLICIDADE

As obras de requalificação começaram em 2014, num investimento que representou cerca de 170 mil euros, a cargo da Câmara Municipal de Almeirim, com apoio de fundos comunitários.

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) foi criada a 24 de Novembro de 2008, tendo sucedido à Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo, fundada a 17 de Setembro 1997. É uma associação interprofissional que representa a produção e o comércio do sector vitivinícola da região. A sua competência consiste em controlar o cumprimento das regras e a certificação dos vinhos brancos, rosés, tintos, espumantes, licorosos e vinagres produzidos na região com direito a Denominação de Origem do Tejo (DO do Tejo) e a Indicação Geográfica Tejo (IG Tejo). Todos os vinhos certificados pela CVR Tejo têm o selo de garantia ‘Tejo’ no rótulo.

Tem como missão ajudar os produtores a aumentar a sua presença nos mercados estratégicos, com vinhos empolgantes e estilos diferenciados, oferecendo ao consumidor, continua e consistentemente, qualidade a bom preço.

Com mais de 80 associados, entre adegas cooperativas, produtores e engarrafadores, empresas vinificadoras e engarrafadores da região, a CVR Tejo é presidida por Luís de Castro, desde 01 de Maio de 2014. José Barroso ocupa o cargo de Presidente do Conselho Geral e João Silvestre o de Director-Geral. Maria José Viana e Diogo Campilho são, respectivamente, Vogais do Comércio e Produção. Integra ainda a CVR Tejo um Gestor de Qualidade, um Departamento de Viticultura, uma Estrutura de Controlo e Certificação, da qual fazem parte uma Câmara de Provadores e um Laboratório de Análises subcontratado e um Departamento de Promoção, destinado a apoiar os produtores, nos mercados nacional e internacional.

PUBLICIDADE
info, , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS