As redes sociais oferecem o lugar ideal para manter-se em contato com as pessoas que mais gosta e partilhar os melhores momentos de forma instantânea e em qualquer lugar. Os vários usos das redes sociais permitem aos utilizadores aceder a um conjunto de funcionalidades úteis e divertidas para acompanhar de perto os mais próximos.

No entanto, as redes sociais têm sido um alvo principal de vários tipos de ataques, como ameaças, bullying, assédio, roubos e invasão de contas. Este artigo recomenda alguns passos importantes para proteger a sua privacidade e segurança enquanto navega nas redes sociais.

Definições de publicações

A maioria das redes sociais oferecem a possibilidade de alterar as permissões relativas a quem consegue aceder e interagir nas publicações. O ideal é manter estas definições limitadas aos seguidores ou contatos, de forma a prevenir utilizadores indesejados e intrusos.

Outra recomendação é desativar a marcação de fotos, uma vez que isto evita ser marcado em publicações indesejadas – às quais vários utilizadores fora da sua rede de contatos têm acesso.

Restringir as informações de localização

Embora seja uma prática muito comum divulgar ou partilhar o destino das suas férias com fotografias e vídeos, existe um perigo acrescido na divulgação de localização. No blog do ExpressVPN, recomenda-se a publicação após sair do local e evitar publicações de locais que costuma frequentar.

Fonte: Pexels

Para além das redes sociais, vários são os sites hoje que pedem a localização do utilizador para interpretar resultados de pesquisa, de compras ou de anúncios. Uma vez que estas informações divulgam detalhes próprios e sensíveis, podem expor o utilizador publicamente.

Mesmo mensagens recebidas de contatos que conhece bem podem ser perigosas, já que estes podem ter sido atacados por vírus ou mesmo ter sofrido invasão da conta. Mensagens inesperadas, fora de contexto e suspeitas (com links, por exemplo) podem apresentar tentativas de ataque. De acordo com a revista Forbes Portugal, este tipo de ataques via redes sociais tem crescido e atingido cada vez mais os consumidores online.

Autenticação de dois fatores

Muitas das redes sociais oferecem a autenticação de dois fatores, que requer entrar na conta através de um código de segurança adicional. Desta forma adiciona uma camada extra de segurança à sua conta, e só através do código enviado para o telemóvel ou autorização de uma aplicação no telemóvel poderá entrar na conta.

Recuperação de conta

Numa eventual situação em que tenha havido uma invasão à conta ou tenha o acesso bloqueado, pode redefinir a palavra-passe para recuperar o acesso à conta através duma senha anterior.

Como visto na notícia da página pplware, várias são as iniciativas das redes sociais para ajudar os utilizadores a recuperar contas. A regra aqui é ter o seu email principal sempre protegido com uma senha forte, já que é através deste que consegue recuperar contas de outras plataformas – como as de redes sociais.

Fonte: Pexels

Outras regras de ouro:

  • Limite a informação que publica online;
  • Atualize as passwords com frequência;
  • Conheça os termos e condições das redes sociais que utiliza;
  • Considere o impacto da foto ou vídeo antes de publicar;
  • Mantenha uma atitude vigilante enquanto navega.

A segurança das contas de redes sociais depende ultimamente do utilizador. Reserve um tempo para implementar e rever alguns dos vários passos indicados para proteger a sua identidade. Desta forma irá aproveitar o melhor que as redes sociais têm para oferecer e continuará a sua atividade social online em segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…