A Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gansaria dá um concerto de Páscoa, no dia 9 de Abril, às 17 horas, na Catedral de Santarém, numa organização do Município de Santarém através do projeto municipal Santarém Cultura.

Os “convidados de honra” deste final de tarde serão Carl Or­ff, Richard Wagner, Gioachino Rossini e Robert W. Smith. A reinterpretar estes grandes compositores vão estar cerca de 50 elementos da banda sob a direção do maestro Luís Leite.

Além de óperas mundialmente conhecidas, a banda da Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gansaria vai tocar um poema de Dante Alighieri do século XIV, dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Nesta obra, um narrador fará um enquadramento do poema com a música.

A Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gansaria foi formada a 1 de Dezembro de 1980 por alguns músicos da terra que integravam outras bandas vizinhas. Durante a sua existência já editou dois trabalhos discográficos: ao vivo em agosto 1999 e em estúdio em agosto de 2003. Participou no 2º e 4º Concurso de Bandas Filarmónicas realizado em Vila Franca de Xira. Em novembro de 2022, venceu na 2º secção do VII Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga.

Leia também...

Apenas Diatchenko sobrevive a dia de surpresas no Santarém Ladies Open

A primeira cabeça-de-série, Vitalia Diatchenko, 119.ª do ranking mundial, foi uma das únicas favoritas a garantir a continuidade nesta 6.ª edição do Santarém Ladies…

Jovens vitorianas vencem Sporting CP

A jovem equipa vitoriana de juvenis femininos brilhou a grande altura, no último domingo, na margem sul do Tejo, no Samouco, ao conquistar o…

Consulta de Cardio-Oncologia do Hospital de Santarém é “centro de excelência” nível prata

A Consulta de Cardio-Oncologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) foi distinguida como “centro de excelência” nível prata pela Sociedade Internacional de Cardio-Oncologia. De…

Mais de 80 concelhos de 10 distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 80 concelhos de 10 distritos de Portugal continental apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar…