‘Concerto Histórico’ realizado no passado domingo, na Igreja da Misericórdia, encerrou com ‘chave d’Ouro’, a IV edição do FÓS – Festival de Órgão de Santarém 2022.

Um concerto único a nível mundial, no qual foi apresentada uma obra antiga de Francisco Garro, compositor de relevo da renascença ibérica, natural em Espanha e falecido em Portugal, reconstituída muito recentemente pelo musicólogo José Abreu, que fez questão de estar presente neste concerto de encerramento do FÓS.

Sob a direcção de Luís Toscano, o concerto contou as vozes dos Cupertinos – Grupo Vocal especializados em polifonia portuguesa, acompanhados ao órgão pelo espanhol Andrés Cea Galán, especialista em música ibérica para órgão histórico.

O programa contemplou ainda uma evocação dos 500 anos da morte de Jean Mouton, um compositor de referência.

O FÓS-Festival de Órgão de Santarém 2022 foi uma organização conjunta do Município de Santarém, da Diocese de Santarém e da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

Recital Gourmet, para os amantes da música e da gastronomia

Escutar a música de cada prato antes de provar cada um deles? Foi esta a `recriação´ musical para órgão de pratos concebidos por um chef propositadamente para a ementa da noite, bem como a `recriação´ gastronómica de músicas ao gosto do organista inspiradas na musique de table que acompanhava festas e banquetes franceses nos séculos XVI e XVII.

O evento, no passado sábado, 26 de Novembro, incluiu dois momentos distintos: o primeiro, um jantar no refeitório da Sé Catedral com uma ementa criada pelo chef João Correia do Restaurante Dois Petiscos, sob direcção criativa de Rui Paulo Teixeira, acompanhado com a improvisação no Órgão Positivo de Ricardo Toste, que interpretou musicalmente cada prato de uma ementa especialmente criada pelo Chef para o momento, entre ingredientes e pratos que marcaram particularmente a infância do organista in.FÓS.

O segundo, um intimista recital para órgão. Acompanhada por Ricardo Toste, organista in.FÓS, a soprano Eva Braga Simões, deu voz a três momentos que encantaram a alma dos presentes.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.