No âmbito do pacto ecológico europeu, a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal – Confagri como pilar da agricultura portuguesa, organizou uma conferência na passada sexta-feira, dia 09 de Junho, no Estúdio – CNEMA.
O debate deu voz ao tema “Pacto Ecológico Europeu e Impacto na Agricultura Portuguesa”, fundamentando uma troca de ideias sobre o impacto dos futuros instrumentos comunitários na agricultura e no território nacional, salvaguardando as políticas publicas locais e os desafios colocados à agricultura e ao ambiente, enquadrados na atual conjuntura europeia.
Foram várias as entidades ligadas ao ramo agrícola que debateram ao longo desta iniciativa integrada nas «Conversas da Agricultura», na FNA, nomeadamente Francisco Silva (Secretário-Geral da CONFAGRI), Arlindo Cunha (Ex Ministro da Agricultura) e Pedro do Carmo (Deputado e Presidente da Comissão de Agricultura e Mar).
Aos presentes oradores, aliou-se Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, salientando a persistência demonstrada e a insistência em manter este setor vivo no nosso país. Reforçou a ideia de que “os agricultores portugueses reinventaram-se sempre, quer na altura da troika quer no período da pandemia e deram mais que provas que o setor agrícola está bem vivo no nosso país, e dou os meus parabéns à Confagri por insistir e persistir nesta matéria, para que Portugal seja sempre devidamente reconhecido”.