Por ocasião do Dia Internacional da Biodiversidade, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes (BMGPL) recebe, no dia 25 de Maio a partir das 10h30, a conferência «A importância da Biodiversidade» com Jorge Paiva, numa iniciativa de entrada livre direcionada à comunidade escolar e ao público em geral.

Jorge Paiva nasceu a 17 de Setembro de 1933, em Cambondo, Angola. É biólogo, botânico, taxonomista, professor universitário e escritor. Licenciou-se em Ciências Biológicas na Universidade de Coimbra e doutorou-se em Biologia na Universidade de Vigo.

É considerado um dos mais conceituados botânicos da actualidade, ecologista reconhecido na defesa da floresta e biodiversidade autóctones. Para além disso é um dos mais respeitados comunicadores de ciência nacionais, nomeadamente na importância da educação ambiental e na proteção dos ecossistemas, onde realizou centenas de ações de sensibilização com alunos e professores.

Realizou diversas explorações botânicas por Portugal, África, Brasil, Macaronésia e Espanha, onde foi possível identificar e classificar 140 novas espécies de plantas com ênfase na família Polygalaceae. Publicou mais de cinco centenas de trabalhos sobre fitotaxonomia, palinologia e ambiente. O seu nome foi usado nas seguintes espécies: Uvaria paivana, Argyreia paivae, Hyacinthoides paivae, Hemidactylus paivae.

Venceu diversos prémios, sendo o último atribuído pela Quercus, em 2021, pelo seu trabalho científico e defesa da floresta e da biodiversidade em Portugal.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…