O Município de Torres Novas vai promover uma conferência intitulada Inquisição e Ciência em Portugal, no âmbito da feira de época de 2019, tendo como orador o professor Francisco Malta Romeiras. A iniciativa terá lugar No dia 24 de Maio, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, a partir das 21h30. A entrada é livre.

Francisco Malta Romeiras (Lisboa, 1986) é licenciado em Bioquímica, mestre em Bioquímica Médica e doutorado em História e Filosofia das Ciências pela Universidade de Lisboa. É membro do Centro Interuniversitário de História das Ciências e Tecnologia (CIUCHT-Universidade de Lisboa) desde 2011. Foi Senior Research Fellow no Institute for Advanced Jesuit Studies (Boston College) em 2017 e Visiting Researcher no Oxford Centre for European History e Exeter College (Oxford University) em 2019. A sua investigação tem-se focado na história do ensino e da prática das ciências nos colégios dos jesuítas (séculos XVIII-XX) e no papel desempenhado pela Inquisição na censura de obras e autores científicos (séculos XVI-XVII). Membro do conselho editorial da revista Brotéria desde Janeiro de 2013, coordenou com Henrique Leitão a edição da Obra Selecta do Padre Luís Archer S.J., 4 vols. (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015-2017). Em 2015, o seu livro Ciência, Prestígio e Devoção: Os Jesuítas e a Ciência em Portugal (séculos XIX e XX) (Cascais: Lucerna, 2015), foi distinguido com uma Menção Honrosa na 24ª Edição do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea. Recentemente, publicou Os jesuítas em Portugal depois de Pombal. História ilustrada (Cascais: Lucerna, 2018).

É membro de diversas sociedades científicas internacionais incluindo a Renaissance Society of America, a History of Science Society, a British Society for the History of Science e a Société Internationale d’Études Jésuites.

Leia também...

“Levanta-te e Ri” volta ao Cartaxo no dia 26 de Maio

Alexandre Santos, João Dantas, Fernando Rocha, Luana do Bem, Luís Filipe Borges,…

70 Anos do Círculo assinalados em Santarém

Os 70 anos do Círculo Cultural Scalabitano (CCS) estão a ser assinalados…

Museu de Fátima trabalhou oito meses no restauro do manto da rainha D. Amélia

O restauro do manto da rainha Amélia de Orleães, premiado pela Associação…

Diocese de Santarém lançou livro sobre a Catedral e o Museu Diocesano

A Diocese de Santarém lançou o livro “Catedral e Museu Diocesano de…