A Assembleia de Investigadores do próximo dia 27 de Março, pelas 18h00, no Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) contará com a conferência de Ana da Silva intitulada “Animação Teatral em Contexto Prisional. História e Resultados do Projeto no Estabelecimento Prisional de Alcoentre”.

O projecto envolve estudantes da Licenciatura em Educação Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Esta conferência, de entrada livre, enquadra-se nas Comemorações do Teatro na cidade e município de Santarém.

No dia seguinte, 28 de Março, pelas 18h30, no CIJVS terá lugar a Assembleia de Investigadores número 128, durante a qual será proferida a comunicação “A dimensão etnográfica na escrita de Alves Redol”, pelo Antropólogo, Mestrando Ludgero António de Jesus Mendes.

Completa-se este ano o cinquentenário sobre o infausto falecimento do escritor neo-realista António Alves Redol (29-12-1911/29-11-1969), data que pela estatura cívica do Homem e pela relevância da sua Obra, cumprirá que seja justa e adequadamente celebrada.

Alves Redol convocou para o exercício do seu ofício de escritor uma dimensão até aí quase ignorada entre os romancistas portugueses – a de etnógrafo. E a nível mundial foi, igualmente, um precursor, posto que o método etnográfico, estruturado a partir da experiência de Bronislaw Malinowski, partilhada no livro “Os Argonautas do Pacífico Ocidental” (1922), estava ainda muito pouco divulgado entre a comunidade científica e, mais ainda, entre os escritores.

Antes de produzir as suas narrativas, algumas das quais verdadeiramente sublimes, Alves Redol integrava-se nas comunidades sobre as quais, depois, relatava o seu quotidiano, as suas expectativas e as suas frustrações, os seus sonhos e os seus desencantos, e, sobretudo, as lutas sociais tão prementes entre uma classe de proprietários e industriais, rica e poderosa, e uma classe de assalariados, tão pobres e tão frágeis até ao limite da sua subsistência, nem sempre assegurada.

É sobre esta dimensão etnográfica de Alves Redol que assenta esta comunicação que abordará o ensaio etnográfico “Glória – Uma Aldeia do Ribatejo” (1938) e outras experiências etnográficas do prestigiado Autor vila-franquense.

Leia também...

Obras de 3,2 ME na Estrada Regional 361 obrigam a desvio de trânsito em Alcanena

A circulação rodoviária está cortada na localidade de Monsanto, concelho de Alcanena,…

Homem mata mulher e suicida-se depois de discussão em Casais da Amendoeira

Um homem matou uma mulher com disparos de caçadeira, fugiu e, eventualmente,…

Avaliação ao maior fogo de 2019 aponta falha na mobilização dos meios aéreos em Mação

O relatório de avaliação do incêndio de Fundada, que ocorreu em Julho…

Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus debate estratégias de tratamento para a diabetes em Santarém

O Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus – NEDM da Sociedade Portuguesa…