O presidente da Câmara Municipal de Santarém pediu hoje ao Governo para pagar aos municípios as despesas extraordinárias que tiveram com a pandemia de covid-19.

“Paguem aos autarcas aquilo a que se comprometeram com a covid-19, foi vergonhoso”, afirmou Ricardo Gonçalves numa intervenção no XXVI Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) a decorrer, desde manhã, no Seixal, distrito de Setúbal.

O autarca referiu que a ANMP tem reivindicado muito, tendo de reivindicar também nesta matéria.

E acrescentou: “Nós assumimos despesas que eram do Governo, o Tribunal de Contas validou 160 milhões de euros que não nos foram pagos”.

A título de exemplo, o social-democrata salientou que Santarém canalizou mais de dois milhões para a pandemia, que eram responsabilidade do Governo, recebendo apenas 150 mil euros.

A responsabilidade nesta questão é do ministro das Finanças e não da ministra da Coesão Territorial, entendeu.

“A responsabilidade não é dela [ministra da Coesão], a responsabilidade é do senhor ministro das Finanças, não é só falar em ‘superavit’ e arrecadação de receitas, há que cumprir palavra”, sublinhou.

Além das exigir o pagamento das despesas extraordinárias, Ricardo Gonçalves ressalvou ainda que “está tudo mal” ao nível de saúde naquele município, referindo-se à suspensão, a partir de segunda-feira, de cirurgias adicionais por parte de vários médicos da especialidade que recusam fazer mais do que as 150 horas extraordinárias previstas por lei.

“Isto é triste e mau”, reforçou, acrescentando que é preciso pensar sobre isto.

O Tribunal de Contas validou uma despesa global de, pelo menos, 160 milhões de euros das câmaras no âmbito da covid-19, mas as autarquias ainda só tiveram acesso a 55 milhões de euros através do Fundo de Solidariedade da União Europeia.

Leia também...

Covid-19: CHMT vai testar imunidade celular nos profissionais de saúde

O Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar do Médio Tejo vai…

Hospital CUF Santarém integra Programa Nacional de Vacinação

A população da região tem agora maior acesso à vacinação passando a…

Lisboa e Vale do Tejo com 8 urgências de pediatria abertas 24 horas no verão

Oito das 14 urgências de pediatria da região de Lisboa vão estar…
Foto ilustrativa

Deputados do PS questionam Governo sobre falta de médicos de família em Ourém

Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Santarém questionaram o Governo,…