Foto Ilustrativa

O Congresso Nacional do Milho que se realiza em Santarém, entre hoje e quinta-feira, assinala os 40 anos da adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE).

O evento, que decorre no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, é organizado pela Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (Anpromis), em colaboração com a Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (Anpoc) e com a Associação de Orizicultores de Portugal (AOP).

A 16.ª edição deste congresso assinala a adesão de Portugal à CEE, formalizada em 1986, que, para os produtores representou um “ponto de viragem estrutural” para o setor agrícola.

De acordo com a informação disponibilizada pela organização, em cima da mesa vão estar temas como a agricultura europeia e os acordos comerciais, a produção de cereais e os respetivos desafios técnicos, o papel da Política Agrícola Comum (PAC), além dos 40 anos de integração europeia.

Além dos presidentes da Anpromis, Jorge Neves, da AOP, Carlos Parreira do Amaral, estarão presentes Francesco Meggioliaro, da DGAGRI – Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural da União Europeia, o presidente da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA), Jorge Tomás Henriques, o secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Luís Mira, e o presidente do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), Luís Souto Barreiros.

Na sessão de encerramento são esperados o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Álvaro Mendonça e Moura, a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, e o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Uvas da casta ‘Fernão Pires do Tejo’ dão origem a sorvete artesanal

  As vindimas já começaram um pouco por todo o país. No Tejo não é excepção. Por aqui, as atenções viram-se para as uvas…

Ferreira do Zêzere aposta em praias fluviais para potenciar turismo natureza

A Câmara de Ferreira do Zêzere aprovou financiar um projeto na praia fluvial da Bairrada/Bairradinha, que vai permitir uma candidatura à bandeira azul e…

Vale Estudante atribui 80 euros por aluno no regresso às aulas 

O município da Chamusca vai iniciar, a 18 de Agosto, a entrega do Vale Estudante 25/26, no valor de 80 euros por aluno, uma…

UTIS de Santarém conquista 4º lugar no Concurso “O Saber não Tem Idade”

Promovido pela RUTIS – Rede de Universidades Seniores, realizou-se, ontem, quinta-feira, dia 18, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém,…