O Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Santarém puniu ontem, na reunião daquele órgão, o clube Benavente Futsal Clube Associação na pena de desclassificação, baixa de divisão e multa no montante de 300,00€, no jogo que disputou contra o Mação Futebol Clube, no dia 6 de Maio de 2023, a contar para o Campeonato Distrital Seniores Futsal Masculino, “por infracção aos nºs 1 e 2 do artigo 69º e do nº. 2 do artigo 49º, ambos do Regulamento Disciplinar da Associação de Futebol de Santarém”.
Recordamos que em Maio a Associação de Futebol de Santarém decidiu, em reunião de direcção, “não proceder à homologação do resultado verificado” no jogo Mação-Benavente, a contar para a última jornada do Campeonato Distrital de Futsal, época 2022-2023, que a turma da casa venceu por 60-0, bem como “não homologar o resultado da prova” que dava o Mação como vencedor, em igualdade pontual com o Vitória Clube de Santarém, mas com vantagem no goal-average.
Com esta decisão, tomada na altura, a AF Santarém pretendeu “repor o bom nome das competições desportivas que organiza e dos valores do desporto”.
Na mesma reunião, o órgão directivo que gere os destinos da AF Santarém decidiu ainda “enviar participação disciplinar ao órgão competente, ou seja, ao Conselho de Disciplina da AF Santarém”, cujo acórdão foi hoje conhecido e que dita a desclassificação, baixa de divisão e multa do Benavente Futsal Clube Associação.
Em Maio, a AF Santarém disse ainda ter “o dever de comunicação ao Ministério Público a eventual ocorrência da infracção que possa revestir natureza e motivação criminal ou contra-ordenacional”.
“Os factos e as circunstâncias em que os mesmos se verificaram, representam, na opinião desta Direcção, indícios de eventuais práticas de crimes, atenta a disciplina consagrada na Lei n.º 50/2007 de 31 de Agosto, que veio estabelecer um novo regime de responsabilidade penal por comportamentos susceptíveis de afectar a verdade, a lealdade e a correcção da competição e do seu resultado na actividade desportiva”, acrescenta o mesmo comunicado da AF Santarém, do passado mês de Maio.
O Benavente Futsal pode ainda recorrer para o Conselho de Justiça da AF Santarém da decisão agora tomada pelo Conselho de Disciplina.