Hoje, dia 1 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Água, e a Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste, e colaboração com a Câmara Municipal de Constância e a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, convidou o MARE para falar dos peixes do rio Tejo.
A sessão que decorreu na Praia Fluvial de Constância, juntou alunos dos estabelecimentos de ensino de Constância e Vila Nova da Barquinha, contou com pesca elétrica nas margens do rio Tejo, onde se deu a conhecer os peixes mais comuns a viver nas águas deste rio, assim como a problemática das espécies exóticas invasoras no ecossistema.
Foi feita uma apresentação sobre as comunidades piscícolas do Tejo e a sua evolução ao longo do tempo, bem como do seu estado de conservação.
Por fim, foram apresentados diferentes projectos sobre a gestão do peixe-gato-europeu (LIFE-PREDATOR e MEGAPREDATOR) que estão a decorrer, no sentido de mitigar o impacto desta espécie exótica invasora e melhorar os índices de qualidade ecológica deste rio.
Nesta actividade estiveram presentes a Vice-Presidente da Câmara, Helena Roxo, o Presidente da Câmara, Fernando Freire e o Vereador, Manuel Mourato, do concelho vizinho, de Vila Nova da Barquinha.
A Lei da Água, que transpõe a Diretiva Quadro da Água, estabelece que todas as massas de água devem atingir o bom estado ecológico, sendo que os peixes são um dos elementos a considerar.