Teve início hoje, 8 de novembro, a iniciativa “A Pé para a Escola”, programa de fomento das actividades pedestres no seio da população escolar, desenvolvido pela Câmara Municipal de Constância em parceria com o Agrupamento de Escolas de Constância, o Projeto Movisénior, o Banco Local de Voluntariado e da GNR de Constância – Escola Segura.

Com a iniciativa o Município pretende fomentar, junto dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, maior autonomia relativamente às suas famílias para se deslocarem no percurso casa-escola, dotando-os e sensibilizando-os com as seguintes noções: importância de actividade física diária ou regular, orientação em espaço público, segurança rodoviária, cidadania, utilização e respeito do espaço público, sustentabilidade e saúde.

Esta acção tem como objectivos fomentar e disseminar as deslocações a pé, colocando este meio de deslocação no centro da vida quotidiana dos munícipes, cimentar hábitos de prática desportiva regular e informal junto da população em idade escolar, criar “corredores seguros” para as deslocações e desenvolver sinergias com agentes e entidades locais com vista à delineação de estratégias adequadas que apelem ao envolvimento da comunidade (associações de pais, Agrupamento de Escolas, coletividades, vizinhos ou grupos de amigos).

O A pé para a escola decorre em Montalvo, às quartas-feiras e em Constância às sextas-feiras ao longo de todo o ano escolar, com paragens coincidentes com as interrupções escolares.

Leia também...

Circulação normalizada na A23, entre Atalaia e Constância, após três meses de obras

A circulação em duas vias entre o nó da Atalaia e o nó de Roda em ambos os sentidos da Autoestrada 23 vai ser…

Rio Maior SC já é Campeão

O Rio Maior SC garantiu a duas jornadas do fim da prova a conquista do Campeonato Distrital 1ª Divisão Seniores. Terminada a competição e,…

APPACDM assinala “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”

Para assinalar o “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência (APPACDM) de Santarém organizou…

A academia segundo Mariano Gago (parte 3)

O objetivo desta trilogia é analisar os efeitos das reformas implementadas por Mariano Gago correlacionadas com a implementação do processo de Bolonha no ensino…