O município de Constância inaugurou este domingo uma praia fluvial no rio Zêzere, com dois nadadores-salvadores, guarda-sóis e capacidade para 350 pessoas, uma antiga aspiração da autarquia e que agora se concretiza com a classificação das águas balneares.

“Efetivamente é algo que o município ambicionava há alguns anos, talvez há 20 anos ou mais”, desde os tempos em que se previa a construção de um açude galgável no Zêzere e que “nunca foi possível concretizar”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Constância, dando conta que “a solução que viabilizasse o aproveitamento de uma frente de rio, com uma água de excelente qualidade”, na zona ribeirinha da vila, “passava pela obtenção da classificação da qualidade das águas”, processo que demorou três anos e que foi agora concluído.

“O primeiro passo que tínhamos de dar era a obtenção da classificação das águas do rio como águas balneares por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Andámos quase três anos a fazer análises ao rio e em maio deste ano foi publicada oficialmente a portaria que atribui à água do rio Zêzere em Constância o estatuto de água balnear”, disse Sérgio Oliveira.

Assim, notou, “a partir daqui, estava o caminho aberto para a criação e funcionamento da praia fluvial com as condições que nós achamos as ideais, nomeadamente a existência de nadadores-salvadores e a colocação de alguns equipamentos de apoio, nomeadamente chapéus em palhota, para que se crie ali algum conforto às pessoas, assim como a colocação de areia numa parte do areal do rio”, disse ainda o autarca socialista, tendo dado conta de um investimento na ordem dos 40 mil euros.

A praia fluvial de Constância, localizada junto à margem esquerda do rio Zêzere, “cumpre todos os requisitos respeitantes à qualidade das águas balneares e à assistência a banhistas”, tem dois nadadores-salvadores em permanência e uma área de areal de 3.500 m2 que permite uma ocupação máxima de 350 pessoas.

O espaço de lazer possui vários equipamentos de apoio localizados nas suas imediações, designadamente estacionamento, zonas verdes, áreas de lazer, parque de merendas, estabelecimentos de restauração e bebidas, parque de campismo e instalações sanitárias, num local central da vila e com facilidade de acessos a outras infraestruturas.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…