O consumo de combustíveis em Portugal aumentou 7% em junho, em termos homólogos, mas caiu 11,6% face ao mês anterior, segundo dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), hoje divulgados.

De acordo com o boletim mensal do Mercado dos Combustíveis e GPL da ERSE, “em termos homólogos, o consumo [de combustíveis derivados de petróleo] registado em junho de 2023 foi 7% superior (+44,9 kton [quilotoneladas]) ao de junho de 2022, com um aumento no consumo de jet [combustível para aviões] (+10,7%), de gasolina (+9,1%), de gasóleo (+5,3%) e de GPL (+5%)”.

Já face ao mês anterior, o consumo global diminuiu 90,5 kton, o que representa uma quebra de 11,6%, com descidas no gasóleo (- 16,1%), na gasolina (-14,5%) e no GPL (-3,5%), enquanto o consumo de ‘jet’ aumentou 2,4%.

Quando comparado com o período homólogo pré-pandémico de 2019, o consumo verificado em junho foi superior em 25,7 kton, observando-se aumentos no consumo de gasolina (+12,1%), de ‘jet’ (+5,8%), de gasóleo (+1,7%) e de GPL (+0,3%).

A ERSE aponta ainda que, naquele mês, os preços de venda ao público (PVP) médios da gasolina e do gasóleo no mercado nacional “acompanharam o comportamento dos mercados internacionais e registaram aumentos de 2,2% e de 2,3%, respetivamente, face ao mês anterior”.

Segundo o regulador, os hipermercados “mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento ‘low cost’”.

No mês em análise, os distritos de Braga, Santarém e Castelo Branco registaram os preços de gasóleo e gasolina mais baixos em Portugal continental, enquanto Beja, Lisboa e Bragança apresentaram os preços mais altos.

Relativamente à garrafa de GPL (butano e propano), Braga, Viseu e Porto registaram, para Portugal continental, o menor custo, enquanto Beja, Faro e Leiria apresentam os preços mais elevados.

Leia também...

Assinado Auto de Consignação da nova Esquadra da PSP do Entroncamento

Decorreu hoje, dia 3 de outubro, nos Paços do Concelho, a assinatura…

Um Domingo Desportivo que “é mais do que uns meros empurradores de bola”

Tudo começou há um ano, quando uma simples mensagem no telemóvel iniciou…

Anunciado investimento de 12,1ME para trabalhos na A23, no IC10 e no IP6

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje um investimento de 12,1 milhões…

Santuário de Fátima vai sintonizar os próximos anos da sua acção com a preparação da JMJ

O Santuário de Fátima vai sintonizar os próximos três anos da sua…