O Coro do Círculo Cultural Scalabitano é herdeiro do Orfeão Scalabitano, fundado em 1925, em Santarém e do Coro Alfredo Keil, cuja actividade decorreu entre 1962 e 1969.

Nos anos 70, um grupo de pessoas assumiu a responsabilidade de transmitir aos outros uma herança universal através do canto, dando origem ao actual agrupamento. Para isso, muito contribuíram os maestros que então o dirigiram: José Robert, Francisco d´Orey e Jorge Matta.

A partir de Outubro de 1978, tomou a direcção do coro a maestrina Tilita Valente, antiga coralista ligada desde tenra idade à música coral e ao Círculo Cultural Scalabitano.

Do seu reportório, constam peças de música popular e erudita, canções da Renascença, música sacra, canções de trabalho e romaria, espirituais negros e “heroicas” de Fernando Lopes Graça.

O Coro tem cantado de Norte a Sul do país, bem como no estrangeiro. Em 1980, deslocou-se a Badajoz e, por várias vezes, a França, num intercâmbio com a região de Picardia. Em 1991, deslocou-se a Estrasburgo, representando Santarém no Parlamento Europeu. Em 1992, visitou Angra do Heroísmo a convite da Câmara Municipal daquela cidade. Em 1994, cantou na catedral de Logroño, tendo sido o primeiro coro português a integrar os Ciclos de Música que anualmente se realizam nesta cidade no Norte de Espanha.

Neste mesmo ano, recebeu o Orfeão de Logroño e o Coro de Cantilène (França). Em Julho de 2005 visitou a Madeira, a convite do Coro de Câmara de Lobos, participando num Concerto conjunto no Centro Cultural daquela cidade. No mês de Setembro de 2006, retribuindo o convite e no desenvolvimento do protocolo de intercâmbio, recebeu o Coro de Câmara de Lobos, participando num concerto conjunto no Teatro Sá da Bandeira, na nossa cidade.

Para além do Encontro de Coros comemorativo do 25 de Abril, que todos os anos tem vindo a organizar por ocasião das festas do Dia da Liberdade, em Santarém, são momentos importantes da sua actividade, a participação no Encontro de Coros do Ribatejo, cuja realização se leva a cabo em Junho e, ainda, os concertos de Natal e de solidariedade. A sua actividade prolonga-se por diversas colaborações com todas as entidades do concelho de Santarém que o solicitam.

O maestro António Matias assumiu a direcção do Coro do Círculo Cultural Scalabitano em 15 de Setembro de 2008.

Leia também...

Observatório do Sobreiro e da Cortiça recebe tertúlia de poesia

A tertúlia de poesia “um poema na vila” vai dinamizar no próximo…
Foto de Arquivo

“O Profeta da Galileia: Da frustração messiânica à espiritualização redentora”, o novo estudo de Aurélio Lopes

Encontra-se no prelo, o estudo “O Profeta da Galileia: Da frustração messiânica…

Click | ‘Vaivém’ na Volta a Portugal!

Presença habitual na caravana da Volta a Portugal em Bicicleta é a…

Vinte estátuas vivas animam ruas do centro histórico de Santarém de 11 a 13 de Agosto

Santarém vai receber a IV edição do Festival de Estátuas Vivas, de…