O “foot-ball” tornou-se uma doença mental, como tantas outras.

E como a mania é andar agora aos pontapés às bolas de trapo, jogando-se por todos os cantos da cidade, torna-se preciso fiscalizar e regularizar de qualquer modo o seu imoderado uso nos lugares públicos, devendo a Câmara marcar no campo Sá da Bandeira o espaço onde é permitido tal jogo, enquanto as sociedades interessadas não tiverem para isso local reservado.

O que não pode ser é o que aí se está passando, vendo o rapazio a jogar com as bochechas do próximo e com as vidraças das janelas, sem responsabilidade pelos prejuízos causados.

A odisseia aérea

Ficou marcando, como afirmação gloriosa da nossa raça aventureira, o feito épico dos navegadores do ar que nesta hora Macau – a nesga de terra portuguesa nos confins da China – festeja, envaidecida de tão gloriosa façanha.

Os nomes de Brito Pais, Sarmento de Beires e Manoel Gouveia devem ser insculpidos junto à gruta onde Camões escreveu as mais inspiradas estrofes dos Lusíadas.

Bem justificadamente a alma nacional vibrou em uníssono perante o arrojado voo desses heróis que o governo abandonou, afinal, à sua própria sorte, talvez porque eles, pretendendo conquistar os ares não tentaram nunca conquistar um diploma de revolucionário civil, preferindo cortar os ventos a cortar simplesmente a pele dos adversários. Glória aos intrépidos aviadores!

(In: Correio da Extremadura de 28 de Junho de 1924).

Leia também...

Recordar Celestino Graça: o Homem que “disse não à mediocridade e superou os seus próprios defeitos”

Os Grupos Infantil e Académico de Santarém promoveram este sábado, 13 de Janeiro, uma Romagem de Saudade à campa rasa de Celestino Graça, no…

Escola Alexandre Herculano, em Azoia de Baixo, reabre por um dia para lançamento de livro sobre famílias

A Escola Alexandre Herculano, em Azoia de Baixo, reabriu por um dia, no passado domingo, para o lançamento do livro “Família e Aldeia –…

Correio Centenário: Orquestra Típica Scalabitana faz 52 anos e, com muita, muita gente nova

Fundada em Março de 1946 por Antonio Gavino, celebra portanto este mês o seu 52.º aniversário a Orquestra Típica Scalbitana. Meio Século de trabalho…

Correio Centenário: Apoteóticas manifestações em Santarém às Forças da Escola Prática de Cavalaria

Não podiam ser mais clamorosas as manifestações aos elementos do Movimento das Forças Armadas que haviam saído da Escola Prática de Cavalaria e que…