A União Desportiva de Santarém arrebatou o Trofeu referente à 30.ª edição da Taça de Portugal, que decorreu no passado fim-de-semana no Pavilhão Municipal de Resende.
As unionistas derrotaram nas meias-finais a equipa do Académico do Porto por 60-58, conquistando, assim, o direito de disputar a Final com o Estrelas da Avenida, depois de estes também terem vencido os Amigos/Funchal por 66-60.
A Final que foi disputada perante muito publico, veio de alguma forma comprovar a excelente carreira que as scalabitanas tem vindo a realizar na presente época, ao triunfarem por 57-55, ante o detentor da Taça da temporada transacta, arrebatando assim pela primeira vez a Taça de Portugal. Um jogo extremamente emotivo, tendo a turma das Olaias chegado a uma vantagem de 17 pontos já na segunda parte do encontro, mas as alterações introduzidas e o querer das atletas foi determinante, e que vieram a dar os seus frutos, e a dois segundos do final, a União concretizava o cesto da vitoria.
Com este magnifico triunfo, o Desporto Ribatejano, através da União Desportiva de Santarém, consegue um feito histórico, vindo assim juntar-se aos outros êxitos que o Basquetebol tem proporcionado.
Sob a arbitragem de Armando Ruivo e Ana Paula Freire, alinharam e marcaram pela U.D. Santarém:
Maria João Guerra, Cristina Carvalhosa (9), Ana Teresa, Ana Silva (5), Sónia Poitier, Patricia Penicheiro (16), Tânia Silva, Fátima Machado, Sara Ferreira (9), Filipa Ganhão, Clarisse Machanguana (18) e Maria João Xavier.
Ao intervalo: 36-26, resultado favorável ao Estrelas.
Resultado final: 55-57.
In: Correio do Ribatejo de 18 de Março de 1993
Pode consultar estas e outras notícias no Arquivo do Correio do Ribatejo em https://arquivo.correiodoribatejo.pt/