A União Desportiva de Santarém arrebatou o Trofeu referente à 30.ª edição da Taça de Portugal, que decorreu no passado fim-de-semana no Pavilhão Municipal de Resende.

As unionistas derrotaram nas meias-finais a equipa do Académico do Porto por 60-58, conquistando, assim, o direito de disputar a Final com o Estrelas da Avenida, depois de estes também terem vencido os Amigos/Funchal por 66-60.

A Final que foi disputada perante muito publico, veio de alguma forma comprovar a excelente carreira que as scalabitanas tem vindo a realizar na presente época, ao triunfarem por 57-55, ante o detentor da Taça da temporada transacta, arrebatando assim pela primeira vez a Taça de Portugal. Um jogo extremamente emotivo, tendo a turma das Olaias chegado a uma vantagem de 17 pontos já na segunda parte do encontro, mas as alterações introduzidas e o querer das atletas foi determinante, e que vieram a dar os seus frutos, e a dois segundos do final, a União concretizava o cesto da vitoria.

Com este magnifico triunfo, o Desporto Ribatejano, através da União Desportiva de Santarém, consegue um feito histórico, vindo assim juntar-se aos outros êxitos que o Basquetebol tem proporcionado.

Sob a arbitragem de Armando Ruivo e Ana Paula Freire, alinharam e marcaram pela U.D. Santarém:

Maria João Guerra, Cristina Carvalhosa (9), Ana Teresa, Ana Silva (5), Sónia Poitier, Patricia Penicheiro (16), Tânia Silva, Fátima Machado, Sara Ferreira (9), Filipa Ganhão, Clarisse Machanguana (18) e Maria João Xavier.

Ao intervalo: 36-26, resultado favorável ao Estrelas.

Resultado final: 55-57.

In: Correio do Ribatejo de 18 de Março de 1993

Pode consultar estas e outras notícias no Arquivo do Correio do Ribatejo em https://arquivo.correiodoribatejo.pt/

Leia também...

Dezenas de organizações subscrevem queixa do proTEJO à Comissão Europeia

Dezenas de organizações subscreveram a queixa apresentada à Comissão Europeia (CE) pelo Movimento proTEJO, alegando “incumprimento da Diretiva Quadro da Água” pela “não implementação…

Ex-autarca de Benavente nega ilegalidades e diz que não recebeu prendas nem borregos

O anterior presidente da Câmara de Benavente, António Ganhão, negou ontem, no Tribunal de Santarém, ter cometido qualquer ilegalidade em processos de licenciamento, bem…

Militar morre em Santa Margarida em circunstâncias ainda por apurar

Um militar morreu no domingo à noite no Campo Militar de Santa Margarida, em circunstâncias “ainda por apurar”, confirmou o Exército à agência Lusa.…

Entroncamento assinala dia Internacional da Educação

A educação desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade inclusiva e equitativa, neste contexto, a Unidade de Educação do Município do Entroncamento,…