Em cima, da esquerda para a direita: Massagista Manuel Mendes, as atletas Patrícia Penicheiro, Maria João Guerra, Clarisse Machanguana, Ana Silva, Maria João Xavier (capitã), o treinador João Vidal e o director Paulo Magalhães. Em baixo, pela mesma ordem: Cristina Carvalhosa, Fátima Machado, Filipa Ganhão, Sara Ferreira, Sónia Poitier e Ana Teresa

Depois de ter vencido a Taça de Portugal, a União Desportiva de Santarém/ISLA sagrou-se vencedora do Campeonato Nacional da I Divisão – Seniores/Femininos, ao bater na Final, em Lisboa o Estrelas da Avenida, por 63-62. Foi, sem dúvida, um feito histórico no meio desportivo ribatejano.

Um jogo considerado de Alto Risco – situação inédita em provas femininas – em virtude de a terceira partida ter sido interrompida ao intervalo pela dupla de arbitragem, por terem considerado não estarem reunidas as condições mínimas de segurança. A Federação acabou por decidir-se pela repetição do encontro. Perante cerca de mil espectadores, vigiados por dezoito agentes da PSP, as scalabitanas efectuaram uma exibição convincente, dominando quase toda a partida. Assentando o seu jogo numa boa defesa sobre as jogadoras mais influentes do Estrelas, a búlgara Mariana Kostourkova e a base Helena Aires, rapidamente a UDS/ISLA fez 10-2, com a sua atleta Clarisse em grande evidencia. Reagiram as estrelistas e ao minuto dezassete igualaram o marcador (27-27)), para ainda chegarem ao intervalo a vencer por 35-32.No segundo tempo, uma vez mais, a União, fortemente poiada pelos seus adeptos, virou o resultado e ao minuto dez fazia 45-55 a seu favor. Reage de novo o Estrelas e ao fazerem (9-0), passava o marcador para 54-55. As scalabitanas voltaram a “disparar” para 56-63, merce da acção das suas atletas Clarisse, Sara e Ticha, quando faltava pouco mais de três minutos para o termo do encontro. A partir daqui assistiu-se então a um final “dramático”, com as locais a tentarem o tudo por tudo chegando a sete segundos do final com o resultado em 61-63, altura em que beneficiam de uma situação de lance livre (um mais um), convertendo o primeiro, mas falhando o segundo, terminando o jogo com a vantagem mínima para as ribatejanas (62-63), com Clarisse a garantir o ressalto defensivo. E a claque unionista gritava “O União é Campeão”. Foi sem dúvida alguma, um grande jogo de Basquetebol, terminando a União Desportiva de Santarém/ISLA da melhor maneira a época 1992/93 ao conseguir a “dobradinha” – Taça de Portugal e Campeonato Nacional, feito único e histórico para o desporto Ribatejano.

Registo do encontro:

Sob a arbitragem de Antonio Pimentel (Lisboa) e José Miguel Freitas (Funchal), que fizeram excelente trabalho alinharam e marcaram:

Estrelas da Avenida (62) – Maria Jesus (5), Lídia Cunha (8), Helena Aires (13), Paula Silva (10), Mariana Kostourkova (13), Susana Soares (9), Sandra Duarte (4) e Sofia Leitão.

UDS/ISLA (63) – Cristina Carvalhosa, Maria João Guerra (4), Ana Teresa, Sara Ferreira (19), Filipa Ganhão, Ana Silva (2), Fátima Machado, Patricia Penicheiro (14), Maria João Xavier e Clarisse Machanguana (24).

(In: Correio do Ribatejo de 28 de Maio de 1993)

Pode consultar estas e outras notícias no Arquivo do Correio do Ribatejo em https://arquivo.correiodoribatejo.pt/

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…