Os briosos rapazes da Escola Agrícola de Santarém tomaram a iniciativa de levar ali a efeito um magnifico programa de festas em favor dalguns estabelecimentos de beneficência desta cidade, que decorreram animadas, principalmente no domingo.

A batalha de flores, embora um tanto prejudicada por se faze em local um pouco agastado do agrupamento urbano da Escola, teve bastante concorrência, apresentando-se alguns carros artisticamente ornamentados. Ganhou o 1º premio o carro dos Estudantes do Liceu, 2º o carro das Ceifeiras e o 3º o carro das “Graciosas”.

No recinto onde se instalaram os pavilhões da quermesse, tombolas e chá das 11, profusamente iluminado com renques de lâmpadas electricas, houve todas as noites animação, tocando com geral agrado da assistência, no domingo e segunda-feira, até á 1 hora da madrugada, a magnifica Banda de Pernes e na terça-feira a Tuna da Portela e um jazz-band de Santarém. Não faltaram os bailes regionais, gogo de artificio, e até os olhares fuzilantes dos namorados… de bordo do “Voador”.

NA gincana de bicicletas, muito concorrida e animada, conseguiram o 1º e 3º prémios os alunos da Escola e o 2º o sr. Joaquim Abreu. A corrida pedestre de meio fundo e o Ténis tiveram os seus apaixonados cultores, ganhando o 1º premio neste jogo o sr. Nuno Infante e o 2º o sr. Júlio Malhou da Costa.

Um dos números de maior efeito foi a gincana automobilista, no recinto fronteiro á Escola, aproveitando-se também os obstáculos naturais das arvoes dessa esplanada para as evoluções dos carros que se apresentaram em grande numero. O 1º premio foi conquistado pelo sr. Joaquim Mata e os 2º e 3º pelos srs. Garcez Caldas, sendo também distribuídos objectos de arte ás senhoras que tomaram lugar nos autos.

EM todas as noites houve bom serviço de bufete e restaurante.

Para o coroamento das festas foi oferecido um baile ás damas, na noite de quarta-feira, o que decorreu pleno de animação, sendo por essa ocasião distribuídos os prémios.

Os alunos da Escola foram inexcedíveis de amabilidade para com todos os visitantes, diligenciando proporcionar-lhes as possíveis comodidades durante os quatro dias das festas.

(In: Correio da Extremadura de 21de Junho de 1924)

Leia também...
Do que aconteceu com os automóveis, em Alhandra, foi bem pequena a amostra que se viu à beira da linha férrea. [In: Correio do Ribatejo de 2 de Dezembro de 1967]

Correio Centenário: Os Mortos e os vivos [Cheias de 1967]

Não há palavras de consolação que bastem para a Dor e para…

O Correio do Ribatejo e o furto do legado Braamcamp: memória de uma indignação

Na edição de 7 de Setembro de 1979, o Correio do Ribatejo…

Correio Centenário: União de Santarém vence o troféu frente ao Anadia, após prolongamento

Pavilhão da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém. Árbitros: António Pimentel e…

Escola Alexandre Herculano, em Azoia de Baixo, reabre por um dia para lançamento de livro sobre famílias

A Escola Alexandre Herculano, em Azoia de Baixo, reabriu por um dia,…