A Camara Municipal de Almeirim atribuiu a Medalha de Ouro da Cidade ao Benemérito Médico.

Com a presença do Presidente da Camara Municipal, Dr. José de Sousa Gomes e esposa, Vereadores, Presidente da Junta de Freguesia e outros elementos directivos, o Dr. Campos Coroa, Presidente da Direcção da Associação Académica de Coimbra, do almeirinense Dr. João André moreno, ex-Presidente da “Briosa” e Diretor do Hospital dos Covões e outros convidados, teve lugar no passado dia 12, no Salão moinho de Vento, um jantar, onde cerca de 480 cidadãos representado a população do concelho, expressaram a sua gratidão ao médico, grande humanista e benemérito, Dr. Gonçalves Isabelinha.

Formado em medicina, especializou-se em Oftalmologia em 1940 e, desde então, dedicou grande parte da sua vida ao serviço do seu semelhante, dando especial atenção aos mais desfavorecidos. Abraçando a medicina como profissão humanista recusou sempre tornar-se num comerciante. Generosamente deu o seu apoio no Hospital da Misericórdia de Santarém em épocas em que nele só abundavam doentes pobres, desprotegidos e ignorados como seres humanos.

O Dr. Isabelinha foi e é médico de rara sensibilidade, que há 68 anos vive preocupado com os irmãos mais carentes a quem a sociedade nunca reconheceu direitos, mas tão somente deveres.

Um bom cristão, que aceitando com resignação os desígnios do senhor, continuou a sua obra humanitária com humildade, buscando nela força e coragem para prosseguir a sua cruzada na terra.

Depois da actuação do Rancho Folclórico das Velhas Guardas da Casa do Povo e de serem cantados Fados de Coimbra, o Presidente Sousa Gomes fez a entrega da Medalha de Ouro da Cidade. Seguiu-se a entrega de flores e outras lembranças pelos representantes das Associações, Colectividades Recreativas, Culturais e Desportivas de Almeirim e Santarém. Foram lidas mensagens da Santa Casa da Misericórdia e outras Associações de Beneficência.

Os Bombeiros, além do Comandante José Alberto fizeram-se representar por uma dezena de elementos do seu quadro, assim como a Direcção da Adega Cooperativa, União Futebol Clube, Casa do Povo, União Desportiva de Santarém e outros.

A comissão organizadora, constituída por João Romão, João Mário Taborda e Vereador Joaquim Boavida está de parabéns.

(In: Correio do Ribatejo de 19 de Junho de 1998)

Pode consultar estas e outras notícias no Arquivo do Correio do Ribatejo em https://arquivo.correiodoribatejo.pt/

Leia também...

Carro embate em prédio em Santarém

Um carro que seguia na Av. Grupo de Forcados Amadores de Santarém…

Banco Alimentar recolhe alimentos para quem mais precisa este fim-de-semana

Os Bancos Alimentares contra a Fome realizam este sábado e domingo mais…

Tomar recebe mais de 12 milhões para obras de desenvolvimento e coesão territorial

Tomar vai receber 12.236.409 de euros de comparticipação comunitária, num investimento total…

GNR apreende armas proibidas em Vila Nova da Barquinha

A GNR identificou um homem de 47 anos e apreendeu várias armas…