Este feito assinalável perpetuará o nome do Clube e da cidade no “Quadro de Honra” do Desporto Nacional constituindo uma saudável excepção no depauperado panorama desportivo regional.

Este projecto que se bem nos lembramos teve “morte anunciada” no findar da época passada, em boa hora soube renascer das cinzas e revitalizou-se, tendo sabido demonstrar a sua vitalidade, pelo que este ser campeão é pertença de muita gente e com eles tem de ser compartilhado:

– Da população da Cidade, em primeiro lugar, que soube engrossar o seu apoio, à medida que a equipa ia correspondendo, estando presente em força nos jogos quer em Santarém (vidé as enchentes nos jogos Olivais e Anadia), quer fora (Caso deste jogo na Anadia, onde a assistência era maioritariamente escalabitana), dando um apoio imprescindível e demonstrando o quanto é falso falar-se de divorcio dos habitantes de Santarém pelo fenómeno desportivo – clubístico – Foram o melhor publico de todo o Campeonato, ajudando a equipa a suplantar os adversários que lhe surgiam pela frente.

– Da Camara Municipal, que apoiou a equipa como estamos certos mais nenhuma Camara o fez, não injectando dinheiro como muitos dirigentes entendem ser o papel das autarquias, mas perspectivando um desenvolvimento desportivo local assente numa politica municipal correcta, quer em termos de apoios económicos razoáveis, quer na criação de infraestruturas cada vez mais capazes de proporcionarem melhores condições de pratica desportiva, quer fundamentalmente pelo “saltar para dentro do mesmo barco”, vivendo lado a lado a obtenção dos objectivos. Toda a Vereação fui duma assiduidade aos nossos jogos de realçar, incluindo o Sr. Presidente que nos presenteou com a sus presença mais que uma vez, deixando bem vincado o quanto gostaram do nosso desempenho e a importância para a Cidade desta vitória.

–  Dos patrocinadores Delta Cafés (equipa), Pedreiral, Futurekids, Jorge e Minheiro, Ribatel, Sousa, S.A. que constituíram um Núcleo forte que segurou economicamente o orçamento desta equipa e que sem eles não seria possível termos chegado tão longe.

– Do tecido empresarial local que sempre tem respondido afirmativamente às diversas formas de apoio publicitário que lhe tem sido solicitado.

– Da Comunicação Social Regional Escrita, que desde a hora da apresentação da equipa tem estado sempre presente e divulgado o nosso trajecto, sendo de destacar a valiosa colaboração dos semanários “Correio do Ribatejo”, “Remate”, “Mirante”, e “O Ribatejo.

– Da Associação de Basquetebol que tudo fez para que as “nossas batalhas” fossem as deles, estando sempre ao serviço do desenvolvimento do basquetebol regional, bem merecendo este triunfo que deles também é, já que sofrem as agruras das assimetrias desportivas. Podem orgulhar-se diante dos todos poderosos que tendes um Campeão Nacional de 1.ª Divisão (o que só mais uma Associação Distrital poderá dizer em todo o país).

– Da Direcção da União Desportiva de Santarém, que em boa hora soube recuar com uma decisão infeliz e hoje deve estar Orgulhosa e Honrada, por ver o nome do Clube que dirige, dignificado e glorificado por todo Portugal, Sem custos para o Clube, numa imagem projectada de Vigor, Sucesso e Futuro, que premeia o esforço dos dirigentes, muitas vezes cheio de dissabores, pelo que esta Vitória deve constituir um Tónico, para que nos tempos difíceis que correm, continuem com maior alento ainda, a lutar por um União de Santarém, cada vez maior, ao serviço da Cidade.

– Da Equipa (Jogadoras-Treinador-Dirigentes) que soube ser um grupo de trabalho forte, unido, perseguindo tenazmente a conquista do Título. É vontade expressa do grupo de trabalho integrar neste lote o Vereador do Desporto (Eng. Rui Barreiro), pois é assim que o sentimos – do nosso grupo.

Todos merecemos muito esta Vitória, pois em cada uma destas áreas fomos melhores que os outros. Fomos os melhores de Portugal. Temos de continuar assim para bem de Santarém. A “União” faz a nossa força.

A União Desportiva de Santarém na Taça dos Clubes Campeões Europeus

EM face do título de Campeão Nacional cabe à União de Santarém estar presente na Taça dos Clubes Campeões Europeus e terá o seu início no mês de Setembro.

A Federação Portuguesa de Basquetebol, ainda na Anadia, fez saber à equipa que apoiará a nossa participação internacional com uma verba de 60% das despesas, o que constitui um forte incentivo da Federação à internacionalização do nosso Projecto.

A VITÓRIA DO TÍTULO

 Com 2-0 trazido dos jogos em Santarém, a equipa Delta/U. Santarém sabia que tinha o «pássaro na mão». E desde o início do jogo demonstrou que queria resolver ali, naquele dia, o Campeonato.

Encontrou pela frente um adversário batalhador, que desejava também não só complicar, mas fundamentalmente discutir a questão do título.

Foi assim um espectáculo competitivo ao longo de todo o jogo, que pode ser testemunhado pelos parciais de 29-29 ao intervalo e 53-53 no fim do tempo regulamentar. E foi mais uma vez no prolongamento (a terceira nos jogos que entre elas disputaram!), que a vitória sorriu às escalabitanas, por um score final de 55-60.

Pela Delta/U. Santarém alinharam e marcaram: Kikas, Cristina (5), Susana (12), Ju, Helena (7), Filipa, Sílvia (3), Cecília, Mariana (19) e Isa (14).

Pelo ANADIA alinharam e marcaram: Manu (16), Catarina (5), Liliana (8), Ana Isabel (9), Eunice e Paula (17).

SUSANA SOARES, HELENA AIRES E ISA NA SELECÇÃO NACIONAL

As atletas escalabitanas Susana Soares, Helena Aires e Isabel Sebastião foram convocadas para a Selecção Nacional que se encontra em preparação para as meias-finais do Campeonato da Europa que se vai realizar a partir de 22 de Maio na Eslováquia.

A preparar este Campeonato a Selecção Nacional irá participar em Torneios na Alemanha, em França e em Portugal.

A EQUIPA CONTINUA A SUA ACTIVIDADE COMPETITIVA

Esta conquista não é, por si, o findar da época desportiva.

Constitui, tão só, um patamar importante adquirido, mas a época continua como tem sido até aqui.

A equipa Delta/U. Santarém irá participar em vários Torneios e jogos até finais de Junho, mantendo a sua actividade normal e preparando convenientemente a participação na Taça dos Clubes Campeões Europeus e na Supertaça, a realizar em Setembro.

(In: Correio do Ribatejo de 19 de Abril de 1996)

Pode consultar estas e outras notícias no Arquivo do Correio do Ribatejo em https://arquivo.correiodoribatejo.pt/

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…