Pavilhão da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém. Árbitros: António Pimentel e Ana Mendes. Comissário: Cardão Machado.
As equipas alinharam e marcaram do seguinte modo:
U. SANTARÉM: Maria Monteiro (12), Cristina Carvalhosa (3), Ulla Madsen (4), Susana Soares (17), Margarida Godinho, Eugénia Marques, Paula Ruivo, Isabel Sebastião (4), Birna Ballisager (28) e Merlakia Jones (20).
Treinador: Prof José Monteiro.
ANADIA F. C.: Manu (29), Ana Neves (19), Eunice Jesus, Patrícia Santos, Ana Teixeira (17), Cláudia Martins, Isabel Teixeira (12), Paula Pinho (4), Inês Moreira (3) e Gilda Correia (2).
Treinador: João Janeiro.
Resultado ao intervalo: 39-37.
Resultado da segunda parte: 36-38.
Resultado final após o tempo regulamentar: 75-75.
Resultado do prolongamento: 13-11.
Depois de no passado sábado vencer o CIF, a União de Santarém defrontou no passado domingo na final da Taça de Portugal a categorizada equipa do Anadia. O equilíbrio no marcador foi uma constante, apesar do excelente início das unionistas que chegaram aos 5 minutos a vencer por 17-6, para ao fim de 10 minutos de jogo estarem a vencer por 16 pontos (27-11 ). Esta vantagem foi-se perdendo até ao fim do primeiro período de jogo, chegando o intervalo com a escassa vantagem das scalabitanas de dois pontos: 39-37.
Os segundos vinte minutos foram ainda mais equilibrados, sem nenhuma das equipas a distanciar-se muito no marcador. Aos 25 minutos a União estava na frente, com um 51-47. Aos trinta a diferença era reduzida para apenas um ponto, ainda favorável às scalabitanas, mantendo-se assim até final.
Decisiva foi a entrada de Maria Monteiro, que com quatro lançamentos de três pontos transfonados foi fundamental na conquista da Taça, cabendo-lhe mesmo o último cesto da partida que deu a vitória à formação de Santarém, já durante um emocionante prolongamento que levou ao rubro os adeptos da União de Santarém e do Anadia que enchiam o recinto da EPC.
A classificação desta “Final-Four” ficou agrupada da seguinte forma: Título para a União de Santarém, segundo lugar para o Anadia, terceiro para o C.I.F., que no outro jogo bateu o C.D. Póvoa, por 53-41
In: Correio do Ribatejo de 28 de Fevereiro de 1997
Pode consultar estas e outras notícias no Arquivo do Correio do Ribatejo em https://arquivo.correiodoribatejo.pt/