Iniciativa decorre esta sexta-feira, entre as 15h00 e as 19h30, na Casa do Campino e conta com a generosidade e colaboração da população escalabitana.
Na próxima sexta-feira, dia 25 de Julho, entre as 15h00 e as 19h30 da tarde, o Grupo Dadores de Sangue de Pernes, em parceria com o Correio do Ribatejo, vai promover uma nova recolha de sangue, nas instalações da Casa do Campino, em Santarém. A parceria entre o grupo e o jornal remonta há vários anos, sendo as primeiras ações de recolha de sangue, realizadas nas próprias instalações do jornal.
“Chegámos a fazer as recolhas de sangue nas instalações do jornal, mas por dificuldades de espaço, optámos por recorrer a outros locais”, explica Mário Gomes, presidente do Grupo de Dadores de Sangue de Pernes.
O Grupo fundado em 1996 e que celebra quase 30 anos de existência, realizou até ao momento 21 ações de recolha de sangue, às quais aderiram 622 dadores e foram colhidas 466 unidades de sangue no total. Nas ações, registaram-se também a presença de 107 novos dadores. Mário Gomes aguarda com expectativa as ações de recolha, que ainda estão por realizar até ao final do ano. “Ainda temos mais 21 ações de recolha e vamos ver como é que elas vão decorrer”, afirma.
Apesar dos números positivos das ações de recolha realizadas até ao momento, o presidente do grupo evidencia a falta de reservas de sangue existentes em Portugal, em especial durante os meses de verão. “Em Portugal são necessárias 1000 a 1100 unidades de sangue todos os dias”, refere Mário Gomes que lança um apelo a toda a população escalabitana.
“O apelo que eu faço é que seja sempre o sangue a esperar pelo doente e nunca o doente a esperar pelo sangue. Sejam generosos, procurem colaborar, especialmente nestes meses de verão, que há sempre mais falta de sangue em Portugal”, relembra.
As ações de recolha de sangue, levadas a cabo pelo Grupo de Dadores de Pernes, já marcaram presença em locais como o quartel dos Bombeiros Voluntários de Pernes, a Zona Industrial de Santarém e o Restaurante Adiafa, localizado no Campo Infante da Câmara, em Santarém.