O Festival de música ao vivo “Sons de Verão” vai decorrer de 17 de Junho a 15 de Julho, em Coruche, em diversos locais à beira-rio.
A programação reúne bandas e artistas de sonoridades e géneros diversificados que vão na Praça d’Água, no Pátio do Museu, no Jardim 25 de Abril, na Avenida do Sorraia ou na Praça da Liberdade.
Música popular, cubana, rhythm and blues, jazz, disco/funk ou world music de raiz tradicional são alguns dos géneros que este ano se vão ouvir em Coruche ao longo dos seis concertos em cartaz do festival Sons de Verão.
No primeiro dia do Festival, 17 de Junho, pelas 22 horas, na Praça d’Água, os irmãos Carlos e Vítor Bacalhau, eternos Príncipes do Ritmo, revivem 40 anos de história e mais de 1200 concertos em palcos de todo o País e até do mundo. Fundada em 1983, a banda tem patente até 18 de Junho, na margem direita do Sorraia, a exposição “Príncipes do Ritmo – 40 anos”, inaugurada a 28 de maio por ocasião do 40.º aniversário.
No sábado seguinte, a 24 de Junho, a noite é cubana no Pátio do Museu Municipal com o grupo Clave de Son, do maestro Raúl Reyes, formado por músicos cubanos de renome internacional. Dos boleros à salsa, do merengue ao chachachá, o espetáculo contagiante dos Clave de Son promete uma noite de alegria e de ritmos quentes do Caribe em tributo à música tradicional cubana.
A 1 de Julho, terceiro sábado de Sons de Verão, a Praça d’Água recebe às 22 horas o concerto de tributo a Tina Turner “Simply the Best” – uma performance arrebatadora de Ana Paula Cardoso, mais conhecida por Kika. A artista criou uma banda de tributo a Tina Turner, recentemente falecida. Neste espetáculo, já apontado como o melhor tributo a Tina Turner da Península Ibérica, Kika Cardoso é acompanhada pelos músicos Francisco Madeira (teclas/voz), Pedro Ricardo (guitarra), Vítor Machado (baixo) e David Sequeira (bateria).
No domingo seguinte, dia 2 de Julho, pelas 18h30, toma o palco no Jardim 25 de Abril o 003 Jazz Trio – um triunvirato de bateria, contrabaixo e saxofone liderado pelo virtuoso saxofonista português Gonçalo Prazeres. O trio revisita com mestria clássicos do jazz de nomes incontornáveis como John Coltrane, Miles Davis, Dizzy Gillespie ou Dave Brubeck.
A 8 de Julho, pelas 22 horas, na Avenida do Sorraia decorre o concerto de Motherflutters, dos irmãos André (flauta/voz) e Filipe Cameira (guitarra/voz), que nos transportam para uma galáxia de disco, funk e pop, movidos por melodias marcantes de flauta e guitarras funky. O power duo português, com formação em Música Clássica e mais de 20 anos de estudo, ensino e trabalho no campo da música clássica, aventura-se como Motherflutters explorando linhas vocais simples de melodias marcantes e ambientes jungle, sugeridos pelo som icónico da flauta.
A fechar o programa, sobe ao palco da Praça da Liberdade, às 22 horas de 15 de julho, o grupo Rua da Lua, que assume a sua raiz acústica portuguesa, mas com um pé na world music, combinando influências de música tradicional portuguesa, folk, fado, jazz e música de expressão ibérica. A música do mundo da Rua da Lua, constituída por acordeão, guitarra clássica, violino, contrabaixo, programações e percussão, é executada por músicos experientes, com percursos variados e significativos, que embalam o público e o transpõem para uma realidade onírica e imaginativa onde, sob o misticismo lunar de Coruche, sonhar é apenas o começo.
Um evento gratuito que promete as melhores noites do Ribatejo.