Integrado na Semana da Ascensão, teve lugar este domingo, dia 22, o lançamento do livro “Costumes e Tradições – Associações Etnográficas do Concelho da Chamusca”.

Esta obra resultou de um trabalho de investigação minucioso feito por Susana Cruz, ao longo de vários meses, com o objectivo de contar a história do concelho da Chamusca e descrever os seus costumes e tradições, valorizando, ainda mais, o património cultural da região chamusquense.

O livro contou com a colaboração da Câmara Municipal da Chamusca, das várias associações etnográficas e da banda filarmónica do concelho da Chamusca, em parceria com a Associação Tempos Brilhantes.

No final da apresentação foi entregue, numa cerimónia simbólica, um livro a cada uma das associações. “Só conhecendo o nosso passado, a nossa história e as nossas tradições podemos compreender o presente e preparar o futuro, e estou certo de que esta obra é um grande contributo para as actuais e futuras gerações, convidando-nos a reviver passados longínquos e recentes”, salientou Paulo Queimado, presidente da autarquia.

Para Susana Cruz, desenvolver este projecto “foi um desafio muito grande, não só pelo trabalho em si, mas também porque foi uma descoberta incrível e fascinante da região do Ribatejo, que quase não conhecia e que me deslumbrou”. A autora salientou que “As associações são o espelho daquilo que é a entidade regional e que este livro é um verdadeiro contributo para a divulgação da tradição, dos usos e costumes do concelho da Chamusca.”

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…