Integrado na Semana da Ascensão, teve lugar este domingo, dia 22, o lançamento do livro “Costumes e Tradições – Associações Etnográficas do Concelho da Chamusca”.

Esta obra resultou de um trabalho de investigação minucioso feito por Susana Cruz, ao longo de vários meses, com o objectivo de contar a história do concelho da Chamusca e descrever os seus costumes e tradições, valorizando, ainda mais, o património cultural da região chamusquense.

O livro contou com a colaboração da Câmara Municipal da Chamusca, das várias associações etnográficas e da banda filarmónica do concelho da Chamusca, em parceria com a Associação Tempos Brilhantes.

No final da apresentação foi entregue, numa cerimónia simbólica, um livro a cada uma das associações. “Só conhecendo o nosso passado, a nossa história e as nossas tradições podemos compreender o presente e preparar o futuro, e estou certo de que esta obra é um grande contributo para as actuais e futuras gerações, convidando-nos a reviver passados longínquos e recentes”, salientou Paulo Queimado, presidente da autarquia.

Para Susana Cruz, desenvolver este projecto “foi um desafio muito grande, não só pelo trabalho em si, mas também porque foi uma descoberta incrível e fascinante da região do Ribatejo, que quase não conhecia e que me deslumbrou”. A autora salientou que “As associações são o espelho daquilo que é a entidade regional e que este livro é um verdadeiro contributo para a divulgação da tradição, dos usos e costumes do concelho da Chamusca.”

Leia também...

Correio do Ribatejo recebe visita do Rotary

No âmbito da comemoração do 60.º Aniversário do Rotary Clube de Santarém…

Festival de Artes de Rua anima fim de semana na cidade

O Art’in Rua – Festival de Artes de Rua de Tomar leva,…

Faleceu Alfredo Orvalho, figura maior do sector agrícola da região

Alfredo Augusto Maia Alves Orvalho, Fundador e Ex-Presidente da AGROMAIS e da…

Localização do Aeroporto divide opiniões em Samora Correia

As opiniões dividem-se em Samora Correia entre os que estão contra o…