Integrado na Semana da Ascensão, teve lugar este domingo, dia 22, o lançamento do livro “Costumes e Tradições – Associações Etnográficas do Concelho da Chamusca”.

Esta obra resultou de um trabalho de investigação minucioso feito por Susana Cruz, ao longo de vários meses, com o objectivo de contar a história do concelho da Chamusca e descrever os seus costumes e tradições, valorizando, ainda mais, o património cultural da região chamusquense.

O livro contou com a colaboração da Câmara Municipal da Chamusca, das várias associações etnográficas e da banda filarmónica do concelho da Chamusca, em parceria com a Associação Tempos Brilhantes.

No final da apresentação foi entregue, numa cerimónia simbólica, um livro a cada uma das associações. “Só conhecendo o nosso passado, a nossa história e as nossas tradições podemos compreender o presente e preparar o futuro, e estou certo de que esta obra é um grande contributo para as actuais e futuras gerações, convidando-nos a reviver passados longínquos e recentes”, salientou Paulo Queimado, presidente da autarquia.

Para Susana Cruz, desenvolver este projecto “foi um desafio muito grande, não só pelo trabalho em si, mas também porque foi uma descoberta incrível e fascinante da região do Ribatejo, que quase não conhecia e que me deslumbrou”. A autora salientou que “As associações são o espelho daquilo que é a entidade regional e que este livro é um verdadeiro contributo para a divulgação da tradição, dos usos e costumes do concelho da Chamusca.”

Leia também...

Álbum sobre Saramago é publicado quinta-feira e Guterres destaca ética do escritor

O secretário-geral da ONU, António Guterres, defende, no prefácio à obra “Saramago.…

Coruche quer construção de hotel para responder ao défice de camas no concelho

 O município de Coruche quer vender um terreno, pelo preço mínimo de…

Três pessoas assistidas no incêndio em fábrica em Tomar

Empresa emprega cerca de 40 trabalhadores.

Bispo aponta acção social como “dimensão fundamental” da Igreja

D. José Traquina, bispo de Santarém, considera que a acção social é…