A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santarém comemora amanhã o seu 24.º aniversário, assinalando quase um quarto de século dedicado à promoção dos direitos e à protecção das crianças e jovens do concelho.

O programa comemorativo, subordinado ao tema ‘Conhecer para Proteger-CPCJ de Santarém 24 anos depois’, decorrerá ao longo do dia desta terça-feira e inclui um conjunto de actividades que visam reflectir sobre o percurso da CPCJ, debater desafios futuros e celebrar as boas práticas implementadas no apoio às crianças e jovens.

“No âmbito do seu aniversário, a CPCJ de Santarém pretende reforçar a sua proximidade com a comunidade, pelo que o programa inclui actividades e visitas nos três Lares de Infância e Juventude da Cidade”, salienta a CPCJ numa nota enviada ao ‘Correio do Ribatejo’.

A sessão de trabalhos decorrerá no auditório da Fundação Madre Andaluz e contará com a presença, entre outros, da vice-presidente da CNPDPCJ, Maria João Fernandes.

Segundo a nota, a jornada inicia-se com testemunhos de boas práticas, o contexto que esteve na génese da CPCJ em 2001, ao que se seguem as comunicações dos oradores convidados, Juiz Desembargador Doutor Paulo Guerra e o Doutor João Pedro Gaspar.

A manhã termina com um momento cultural protagonizado por alunos da Escola EB1 do Pereiro.

Segue-se o almoço na Santa Casa da Misericórdia de Santarém e a visita ao Lar dos Rapazes e ao Centro de Acolhimento Temporário 1.º Passo.

Os trabalhos terminam com a visita ao Lar de Santo António que inclui um Porto de Honra e “o compromisso da CPCJ de Santarém em continuar a ser um pilar fundamental na promoção dos direitos e na protecção das crianças e jovens do concelho”, conclui a mesma nota.

Leia também...

APPACDM realiza Festa de Natal com a Prata da Casa

 A APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Santarém realizou no dia 19 de Dezembro, a célebre…

Levantada imunidade parlamentar a deputado do PS António Gameiro

A comissão de Transparência aprovou um relatório favorável ao levantamento da imunidade parlamentar ao deputado António Gameiro (PS), envolvido na “Operação Triângulo”, que levou…

Certas Lendas do Império… Por Cândido Azevedo

Lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas, visando explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, misturando fatos reais ou fantasiosos, e que com o tempo se…

Torres Novas atribuiu nome Helena Sentieiro ao Palácio dos Desportos

Passa a chamar-se assumir a designação de ‘Palácio dos Desportos Helena Sentieiro’