A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santarém comemora amanhã o seu 24.º aniversário, assinalando quase um quarto de século dedicado à promoção dos direitos e à protecção das crianças e jovens do concelho.
O programa comemorativo, subordinado ao tema ‘Conhecer para Proteger-CPCJ de Santarém 24 anos depois’, decorrerá ao longo do dia desta terça-feira e inclui um conjunto de actividades que visam reflectir sobre o percurso da CPCJ, debater desafios futuros e celebrar as boas práticas implementadas no apoio às crianças e jovens.
“No âmbito do seu aniversário, a CPCJ de Santarém pretende reforçar a sua proximidade com a comunidade, pelo que o programa inclui actividades e visitas nos três Lares de Infância e Juventude da Cidade”, salienta a CPCJ numa nota enviada ao ‘Correio do Ribatejo’.
A sessão de trabalhos decorrerá no auditório da Fundação Madre Andaluz e contará com a presença, entre outros, da vice-presidente da CNPDPCJ, Maria João Fernandes.
Segundo a nota, a jornada inicia-se com testemunhos de boas práticas, o contexto que esteve na génese da CPCJ em 2001, ao que se seguem as comunicações dos oradores convidados, Juiz Desembargador Doutor Paulo Guerra e o Doutor João Pedro Gaspar.
A manhã termina com um momento cultural protagonizado por alunos da Escola EB1 do Pereiro.
Segue-se o almoço na Santa Casa da Misericórdia de Santarém e a visita ao Lar dos Rapazes e ao Centro de Acolhimento Temporário 1.º Passo.
Os trabalhos terminam com a visita ao Lar de Santo António que inclui um Porto de Honra e “o compromisso da CPCJ de Santarém em continuar a ser um pilar fundamental na promoção dos direitos e na protecção das crianças e jovens do concelho”, conclui a mesma nota.