A Câmara Municipal de Santarém anunciou esta segunda-feira, 16 de Setembro, o início dos trabalhos da construção do Crematório no Cemitério dos Capuchos, em Santarém.

A obra tem um prazo de execução de 260 dias e está a cargo do consórcio Servilusa – Agências Funerárias, S.A. e FPC- Construções Lda. Esta empreitada foi aprovada no âmbito do concurso público de “Concepção, construção e concessão da exploração do crematório do cemitério dos Capuchos em Santarém”, lançado pelo Município de Santarém.

A nova infra-estrutura terá acesso viário pela Rua da Imaculada Conceição, no prolongamento da Rua Tenente Valadim e da Avenida António dos Santos, sendo que o acesso também poderá ser feito por via pedonal, pelo interior do Cemitério dos Capuchos.

No passado mês de Maio, a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) tinha dado o parecer favorável à construção do crematório. Na altura, o município de Santarém considerava este parecer “determinante para se avançar com a construção e concessão da exploração do Crematório, junto ao Cemitério dos Capuchos”.

O crematório vai permitir assim aumentar a longevidade do cemitério de Santarém a médio e longo prazo, entre 30 e 40 anos, e a autarquia entendia também nessa mesma data “ser urgente a construção do Crematório” .

O concurso público internacional para a “Concepção, Construção e Concessão da Exploração de Crematório no Cemitério dos Capuchos, Santarém”, foi publicado no Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia no mês de Julho de 2017 e entrega de propostas decorreu até 8 de Outubro de 2018.

O contrato com a empresa Servilusa foi firmado em Janeiro de 2019.

Leia também...

Concelho de Santarém tem 42 “lares não legais”

O concelho de Santarém tem 42 “lares não legais”, de acordo com o levantamento feito pela proteção civil municipal, o dobro das estimativas que…

Colisão provoca três feridos na EN 118

Uma colisão entre uma viatura ligeira de passageiros e uma viatura ligeira de mercadorias provocou ferimentos leves em três ocupantes na tarde desta quarta-feira,…

Coruche com Orçamento Municipal de 27.8 ME

  O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2019 já foram aprovados em reunião de câmara e em Assembleia…

Movimento de libertação dos cães acorrentados de Santarém pioneiro em Portugal

Um cão acorrentado permanentemente viola a lei portuguesa em vigor relativa ao acondicionamento de animais (Decreto-Lei nº 276/2001 e Decreto-Lei nº 315/2003) no entanto…