A Câmara Municipal de Santarém anunciou esta segunda-feira, 16 de Setembro, o início dos trabalhos da construção do Crematório no Cemitério dos Capuchos, em Santarém.

A obra tem um prazo de execução de 260 dias e está a cargo do consórcio Servilusa – Agências Funerárias, S.A. e FPC- Construções Lda. Esta empreitada foi aprovada no âmbito do concurso público de “Concepção, construção e concessão da exploração do crematório do cemitério dos Capuchos em Santarém”, lançado pelo Município de Santarém.

A nova infra-estrutura terá acesso viário pela Rua da Imaculada Conceição, no prolongamento da Rua Tenente Valadim e da Avenida António dos Santos, sendo que o acesso também poderá ser feito por via pedonal, pelo interior do Cemitério dos Capuchos.

No passado mês de Maio, a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) tinha dado o parecer favorável à construção do crematório. Na altura, o município de Santarém considerava este parecer “determinante para se avançar com a construção e concessão da exploração do Crematório, junto ao Cemitério dos Capuchos”.

O crematório vai permitir assim aumentar a longevidade do cemitério de Santarém a médio e longo prazo, entre 30 e 40 anos, e a autarquia entendia também nessa mesma data “ser urgente a construção do Crematório” .

O concurso público internacional para a “Concepção, Construção e Concessão da Exploração de Crematório no Cemitério dos Capuchos, Santarém”, foi publicado no Diário da República e no Jornal Oficial da União Europeia no mês de Julho de 2017 e entrega de propostas decorreu até 8 de Outubro de 2018.

O contrato com a empresa Servilusa foi firmado em Janeiro de 2019.

Leia também...

Homem de 51 anos detido pela GNR por caça ilegal

Um homem, de 51 anos de idade, foi detido em flagrante delito…

PSP identifica três jovens por posse de droga

A PSP de Tomar identificou três jovens por posse de um produto…

Marinhave em Benavente encerrada provisoriamente após 2 casos confirmados

A empresa de produção de patos Marinhave, em Benavente, encerrou esta sexta-feira,…

Coruche chegou hoje ao pico histórico de 44,9 graus e rega ruas para fazer face ao calor extremo

Os termómetros no concelho de Coruche atingiram hoje os 48 graus Celsius,…