O projecto de criação do Museu Mineiro de Rio Maior, promovido pela associação criada com o objectivo de preservar a mina do Espadanal, foi reconhecido pela Comissão Nacional da UNESCO, que formalizou a constituição de um Clube UNESCO.

Em comunicado, a EICEL1920, associação criada com o objectivo de preservar o património da Empresa Industrial, Carbonífera e Electrotécnica, Limitada (EICEL), afirma que a constituição do clube foi formalizada no passado dia 23 de Novembro, tendo a Comissão Nacional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) realçado a “grande qualidade do projecto”.

O jazigo carbonífero de lignite no Espadanal foi descoberto no período da I Guerra Mundial pelo republicano António Custódio dos Santos, o que levou à constituição da EICEL.

As minas tiveram, durante a II Guerra Mundial, um papel de “reserva de combustível” para “garantir o funcionamento das indústrias de Lisboa”, mantendo-se o carácter estratégico até que, no final da década de 1960, “uma grave crise gerada pela dificuldade de colocação do carvão nos mercados de combustíveis” pôs fim à actividade, descreve a nota.

Leia também...

Incêndio em moradia em Tomar provocou “danos muito graves” na estrutura

O incêndio que deflagrou hoje numa moradia em Tomar destruiu completamente o edifício, tendo as chamas provocado “danos muito graves” na estrutura, disse à…

JMJ: Empresa de tratamento de resíduos com reforço de ecopontos em Fátima

A empresa Valorlis, de valorização e tratamento de resíduos sólidos, vai colocar em Fátima, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), 22 ecopontos…

Município da Golegã associa-se a Academia Sénior da Santa Casa da Misericórdia

O Município da Golegã vai associar-se, pelo segundo ano consecutivo, à Academia Sénior da Santa Casa da Misericórdia da Golegã, promovendo uma exposição coletiva…

“Não ando à procura de prémios”

Um dos momentos mais aguardados na anual Gala Vinhos do Tejo é o anúncio do Enólogo do Ano. Organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do…