“Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal” em exposição e livro dia 19

A mostra documental “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal” inaugura dia 19 deste mês, pelas 16h00, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação.

A iniciativa insere-se na rúbrica “à conversa com…” moderada por Mário Tropa e é organizada pela Câmara Municipal de Mação e pela Embaixada da Áustria em Portugal sobre as crianças austríacas, acolhidas em Portugal no período temporal 1947–1952, com referência especial para as 30 crianças que vieram nesse mesmo programa para Famílias de Acolhimento no Concelho de Mação.

Na mesma sessão, Maria do Rosário Worisch Alvim, filha de Erna Worisch, apresentará o seu livro “Receitas de Vidas”.

A obra inclui não só o testemunho das recordações de duas crianças (Mãe e Tia da autora) das 3.839 crianças austríacas, acolhidas em Portugal, no período do pós II Guerra Mundial, como também as memórias da actividade do músico Fernando Alvim, seu marido.

Recordar que Maria Bárbara (Mitzi) Worisch e sua irmã Erna Worisch vieram para Mação ao abrigo de um programa desenvolvido pelas Cáritas Portuguesa e Austríaca, para junto da família de acolhimento: Dr. Abílio Belo Tavares e Maria de Lurdes Pedreira Belo Tavares.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS