Foto ilustrativa

O distrito de Santarém continua a ser um dos mais seguros do país: a criminalidade geral e a violenta a grave diminuíram no último ano. Os dados surgem no Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2018, apresentado recentemente e ao qual o Correio do Ribatejo teve acesso.

De acordo com o documento, elaborado pelo gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, em 2018 foram registadas, no distrito de Santarém, um total de 12.151 participações na área da criminalidade geral, o que representa uma diminuição de 5,8 por cento face ao ano anterior.

Entre os crimes mais comuns estão a ofensa à integridade física simples (835 participações), o furto em residência com arrombamento, escalamento ou chaves falsas (753 participações) e danos materiais simples (748 ocorrências). O concelho com mais participações foi o de Santarém (1.780), logo seguido de Tomar (1.180) e Benavente (1.165). Abaixo das 100 participações em 2018 ficaram os concelhos de Constância (88) e Golegã (83).

Estes números fazem de Santarém um dos distritos onde a criminalidade geral mais baixou percentualmente no último ano, acompanhando a tendência nacional, que aponta para uma “significativa diminuição”, sobretudo no que respeita aos crimes de incêndio e fogo posto, contrafacção e falsificação de moeda e da passagem de moeda falsa, condução de veículo com taxa de álcool superior ao permitido por lei, roubos por esticão e na via pública sem ser por esticão. No que diz respeito à criminalidade violenta e grave, o distrito de Santarém registou um total de 312 participações em 2018, menos 11,6 por cento do que no ano transacto.

Leia também...

GNR apreende malas contrafeitas no valor de 9500 euros

A GNR identificou um homem de 30 anos por contrafacção e apreendeu…

Empresa de Santarém reconverteu produção para fabricar batas hospitalares

Uma empresa de Santarém que fornece têxteis para a indústria automóvel reconverteu…

Torres Novas investe um milhão de euros no Pavilhão Desportivo de Riachos

A Câmara Municipal de Torres Novas aprovou em reunião de executivo de…

Crematório de Almeirim começa a funcionar a 1 de Junho

O Crematório de Almeirim vai entrar em funcionamento a partir do próximo…