O Cortejo Histórico e Etnográfico de Coruche é organizado pelo Município de Coruche, todos os anos, no dia 17 de Agosto – feriado municipal, contando com cerca de mil participantes, provenientes de todas as freguesias e associações do concelho, que irão retratar os costumes, usos e tradições associadas às suas terras e às suas gentes.

Em 2019, o tema do cortejo é “Da Terra à Mesa”, com o qual se pretende fazer uma reflexão sobre a importância da alimentação, a evolução dos factores de produção e o valor gastronómico que cada geração conseguiu manter até aos dias de hoje, na defesa de usos e costumes ligados ao mundo rural. Nesta edição do cortejo será feita alusão às Jornadas de Gastronomia do Concelho de Coruche, criadas em 1989, e que este ano irão decorrer de 1 a 3 de novembro, sendo o evento mais antigo do concelho de Coruche.

As representações serão feitas de forma apeada ou nos cerca de 50 “tractores” devidamente criados para representar o quadro etnográfico pretendido, envolvendo muitos meses de recolha e produção destes quadros. Nestas representações, as gentes do concelho, irão apresentar quadros que bem caracterizam as vivências e as culturas do início e meados do séc. XX, cujo solo fértil e abundância de água influenciaram a alimentação e a gastronomia tradicional.

O gastrónomo coruchense José Labaredas, em 1999, editou a monografia “Coruche à mesa e outros manjares”, contribuindo de forma inequívoca para a salvaguarda da cultura gastronómica coruchense e através do Cortejo serão partilhadas todas estas receitas tradicionais, de forma a perpetuar e salvaguardar o nosso património gastronómico.

O Cortejo Histórico e Etnográfico de Coruche finaliza como é tradição coruchense, desde a segunda metade da década de 40, com o almoço do Campino, onde se juntam os cerca de 1000 participantes e entidades convidadas num repasto tradicional, onde não faltarão os produtos da terra!

Leia também...

Detido suspeito de dois crimes de incêndio florestal em Ourém

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção do presumível autor de dois crimes de incêndio florestal, no domingo, no concelho de Ourém, distrito…

Misericórdias Portuguesas debatem realidade Museológica em Santarém

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém vão promover as “Jornadas de Museologia nas Misericórdias”. Marcada para…

Concerto solidário de Ano Novo com a Orquestra do Norte

O grande auditório do Centro Nacional de Exposições, em Santarém, recebe, domingo à tarde, o concerto solidário de Ano Novo “Com Valsas e Polkas…

𝗩𝗶𝗹𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗹𝗰𝗮𝗻𝗲𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮 𝟴𝟲𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀

As comemorações do 860º aniversário da elevação de Alcanede a vila tiveram início este sábado, dia 25 de Fevereiro, com o içar da bandeira…