O Cortejo Histórico e Etnográfico de Coruche é organizado pelo Município de Coruche, todos os anos, no dia 17 de Agosto – feriado municipal, contando com cerca de mil participantes, provenientes de todas as freguesias e associações do concelho, que irão retratar os costumes, usos e tradições associadas às suas terras e às suas gentes.

Em 2019, o tema do cortejo é “Da Terra à Mesa”, com o qual se pretende fazer uma reflexão sobre a importância da alimentação, a evolução dos factores de produção e o valor gastronómico que cada geração conseguiu manter até aos dias de hoje, na defesa de usos e costumes ligados ao mundo rural. Nesta edição do cortejo será feita alusão às Jornadas de Gastronomia do Concelho de Coruche, criadas em 1989, e que este ano irão decorrer de 1 a 3 de novembro, sendo o evento mais antigo do concelho de Coruche.

As representações serão feitas de forma apeada ou nos cerca de 50 “tractores” devidamente criados para representar o quadro etnográfico pretendido, envolvendo muitos meses de recolha e produção destes quadros. Nestas representações, as gentes do concelho, irão apresentar quadros que bem caracterizam as vivências e as culturas do início e meados do séc. XX, cujo solo fértil e abundância de água influenciaram a alimentação e a gastronomia tradicional.

O gastrónomo coruchense José Labaredas, em 1999, editou a monografia “Coruche à mesa e outros manjares”, contribuindo de forma inequívoca para a salvaguarda da cultura gastronómica coruchense e através do Cortejo serão partilhadas todas estas receitas tradicionais, de forma a perpetuar e salvaguardar o nosso património gastronómico.

O Cortejo Histórico e Etnográfico de Coruche finaliza como é tradição coruchense, desde a segunda metade da década de 40, com o almoço do Campino, onde se juntam os cerca de 1000 participantes e entidades convidadas num repasto tradicional, onde não faltarão os produtos da terra!

Leia também...

Concurso do Arroz Doce e homenagem a campino António Vardasca em Vale de Figueira

Na tarde do passado sábado, dia 07 de Julho, inserido na programação da Feira do Arroz Doce, organizada pelo Centro de Bem Estar Social…

Exposição “Vamos ver as Montras” continua a viagem pelo passado do comércio de Santarém 

A segunda parte da exposição de rua, ‘Vamos Ver as Montras’ já pode ser vista no centro histórico de Santarém, após ter sido oficialmente…

Centro Histórico de Santarém acolhe “Verão In. Str… é um Espanto”, um brinde ao Verão

Um festival de estátuas vivas, passando por menus com arte, um encontro internacional de artistas plásticos, o centro histórico com portas abertas às quintas-feiras…

Vinte e oito concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

Vinte e oito concelhos dos distritos de Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Guarda, Bragança e Faro apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural,…