David Lobato, de 47 anos de idade, assumiu as funções de segundo comandante operacional no Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, na passada sexta-feira, dia 10 de Abril.

David Lobato deixou a Corporação de Bombeiros Municipais do Cartaxo 26 anos depois, onde era comandante desde 2018 de forma efectiva. O bombeiro exercia funções interinas de comando naquela corporação desde 2013, ano em que substituiu Mário Silvestre, actual Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro.

O segundo convite para assumir as novas funções surgiu há cerca de dois meses, pois David Lobato havia sido convidado há alguns anos para o mesmo cargo mas acabou por declinar. O operacional justificou o motivo da recusa ao convite para lutar pela passagem dos bombeiro municipais a sapadores, algo que se veio a tornar realidade no final de 2019.

O comando nos Bombeiros Municipais do Cartaxo está agora a ser assumido provisoriamente pelos elementos do comando Paulo Silva e Vítor Rodrigues.

David Lobato é natural de Alcoentre, concelho de Azambuja. Iniciou a carreira nos Bombeiros Voluntários de Alcoentre e, em 1994, entrou na corporação dos Bombeiros Municipais do Cartaxo. Em 2006 chegou ao cargo de segundo comandante na corporação e ao de comandante a partir de 2013, onde substitui de Mário Silvestre.

Leia também...

Trezentos e cinquenta voluntários prestam serviço no Santuário de Fátima ao longo do ano

Cerca de 350 voluntários prestam serviço, ao longo do ano, no Santuário de Fátima, em tarefas como acolhimento aos peregrinos, apoio à liturgia e…

Trabalhadores da Sonae no Cartaxo fazem teste depois de caso positivo

Os trabalhadores da unidade de logística da Sonae (bazar e casa) situada na Cruz do Campo, freguesia de Pontével, concelho do Cartaxo, fizeram testes…

Chamusca rejeita competências nas áreas da justiça e do estacionamento

A Assembleia Municipal da Chamusca (Santarém) rejeitou, segunda-feira, a transferência de competências nas áreas da justiça e do estacionamento, no âmbito do processo de…

Populares encontram engenho explosivo e munições junto a contentor do lixo

Uma granada de mão ofensiva, um carregador de espingarda G3 e várias munições de calibre 7.62mm foram recolhidas pela GNR na noite da passada…