A Tecfresh’18 – Feira Tecnológica para Frutas e Hortícolas, evento que decorre no Centro Nacional de Exposições (CNEMA), em Santarém, de 15 a 17 de Novembro, vai ser palco de um ciclo de conferências e workshops, acções de formação e outros eventos ligados ao sector agrícola, com destaque para a fruticultura e horticultura para que agricultores, profissionais e futuros técnicos possam partilhar experiências e debater o presente e o futuro.

No dia 15 de Novembro, realce para o seminário dedicado ao tema “A agricultura de precisão no sector horto-frutícola: como e porquê”, organizado pela CAP e que conta com a colaboração do ISA – Instituto Superior de Agronomia e da FNOP – Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas.

Mais do que explicar em que é que consiste a agricultura de precisão, pretende-se dar pistas para a sua adopção, assim como, através de exemplos práticos de agricultores e organizações que a praticam, transmitir as experiências sentidas quando se passa da teoria à prática nas suas mais variadas vertentes, nomeadamente ao nível das vantagens, constrangimentos / limitações e resultados obtidos.

Sendo a horto-fruticultura nacional um sector com enormes potencialidades e em franca expansão, um facto é que este tipo de práticas agrícolas ainda não está suficientemente interiorizado, face ao que acontece com outras culturas.

O objectivo é partilhar práticas agronómicas, debater o presente e perspectivar o futuro, de uma forma abrangente por parte de agricultores em geral e dos horto-fruticultores em particular.

Também no dia 15 de Novembro, pelas 14h00, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, promove um debate cujo tema central são as “Doenças e Pragas Emergentes”.

O programa pretende ser uma mesa redonda moderada por João Pereira, TerraProjetos, com intervenções da DRAPLVT (Direcção de Serviços de Agricultura, Delegação Regional do Oeste e Delegação Regional da Península de Setubal) e da ANIPLA – Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas.

O tema central “Doenças e Pragas Emergentes” vai integrar as principais questões relacionadas com as doenças e pragas que a globalização e as alterações climáticas vêm suscitando, a melhor forma de as prevenir e combater, bem como, todos os cuidados a ter com a guarda e manipulação dos produtos e tratamento final de resíduos, com uma muito breve chamada de atenção para a necessidade de recorrer aos seguros agrícolas.

O Observatório da Agricultura Biológica, o Estatuto de Pequeno Agricultor e o Centro de Competências para Combate à Desertificação dos Territórios Rurais serão objecto de alguns flashes informativos.

O “Controle de ervas daninhas sem herbicidas” é o mote para a realização de um Workshop no dia 16 cuja organização está a cargo da Irrimac e que tem como objectivo promover o debate sobre esta temática além de procurar apresentar técnicas que defendam o meio-ambiente.

Cerimónia de Entrega de Prémios dos Concursos Nacionais

A Tecfresh’18 vai ser palco no dia 17 da cerimónia de entrega de prémios dos Concursos Nacionais que decorrem no CNEMA em Outubro, como o 7º Concurso Nacional de Doces de Fruta Tradicionais Portugueses (23 Outubro), o 7º Concurso Nacional de Frutos Secos Tradicionais Portugueses (24 Outubro) e o 3º Concurso Nacional de Aguardentes não Vínicas Tradicionais Portuguesas (24 Outubro).

Estas iniciativas, que o CNEMA realiza em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal, têm como objectivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo, promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.

Com a realização destas actividades o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas pretende premiar, promover, valorizar e divulgar a qualidade, especificidade e a diversidade dos produtos portugueses.

Tecfresh’18 – Uma feira para profissionais

A Tecfresh’18 é uma feira orientada para um público profissional, cada vez mais informado e exigente, que busca constantemente soluções inovadoras e de maior produtividade.

Representa uma oportunidade para as empresas e demais organizações partilharem com os seus actuais e potenciais clientes os produtos e serviços de que dispõem, informação actualizada e optimizar negócios.

O evento tem como público alvo profissionais como Agricultores, Fruticultores, Horticultores, Empresários Agrícolas, Engenheiros Agrónomos, Estudantes do Ensino Profissional e Ensino Superior, entre outros ligados ao Mundo Rural.

O objectivo é divulgar e mostrar as evoluções tecnológicas que acontecem no sector agrícola, promover o encontro de profissionais e ser uma ponte para estabelecer relações comerciais entre empresas, avaliar a estratégia definida para o futuro e promover parcerias técnico/profissionais.

Leia também...

Santarém tem três casas de renda acessível a sorteio

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…