A Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória promove este sábado (dia 15), às 15 horas, nas instalações da Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém, um debate dedicado ao tem das alterações climáticas.

A Associação tem por objectivo “proporcionar a informação e o debate sobre um assunto do presente e do futuro”, através da comunicação do ecologista José Louza, um dos mais antigos e destacados militantes desta importante área da cidadania activa, no nosso país.

Com profunda ligação ao movimento ecologista, em Portugal, promotor de diversas iniciativas, mobilizador de activistas e fomentador de associações ecologistas, entre as quais o Movimento Ecologista do Vale de Santarém, José Louza é membro fundador e dirigente do Eco-Cartaxo e também dirigente do proTEJO, tendo sido dirigente durante anos da CPADA, Confederação das Associações de Defesa do Ambiente. Com a sua visão sobre a situação que vivemos a nível planetário, e com a comunicação e o debate que se seguirá, teremos uma sessão do maior interesse e de serviço público, que a associação também promove.

Relevamos igualmente o contributo de Alfredo Lobato, natural do Vale de Santarém, membro da coordenação do Movimento Ecologista da vila, cuja geografia e particularidades conhece como ninguém, podendo evidenciar o que, quanto às evidências das alterações climáticas é já observável na zona, como identificar os perigos que podem ocorrer para a comunidade, com grande parte da área urbana em leito de cheia.

Quais são as razões das alterações climáticas? Quais as consequências para as populações? Qual o impacto na saúde? Que particularidades podem ser sinalizadas no Vale de Santarém relacionadas com as alterações climáticas? Quais os factores que contribuem para os riscos daí decorrentes? Que atitude de cidadania, face às alterações climáticas; que fazer, como fazer? Interrogações para as quais o debate procurará resposta, numa parceria com o Movimento Ecologista do Vale de Santarém.

Leia também...

Santarém será palco do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

A Associação Portuguesa de Enoturismo – APENO organiza, uma vez mais, o maior e mais importante evento dedicado às melhores empresas e profissionais do…

Falou-se de IPSS’s, Património e Comunidades no Centro de Bem Estar Social de Vale de Figueira

No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural e integrado na 23ª edição da Feira do Arroz Doce 2018, o Centro de Bem Estar…

Homem de 78 anos desaparecido depois de assistido no hospital de Torres Novas

Um homem de 78 anos, doente de Alzheimer, está desaparecido, desde quarta-feira, depois de ter sido assistido nas urgências do hospital de Torres Novas,…

Festival Vapor leva três dias de “espírito steampunk” ao Museu Nacional Ferroviário

O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento (Santarém), promove de sexta-feira a domingo a quarta edição do Festival Vapor “A Steampunk Circus”, com um…