A Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória promove este sábado (dia 15), às 15 horas, nas instalações da Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém, um debate dedicado ao tem das alterações climáticas.

A Associação tem por objectivo “proporcionar a informação e o debate sobre um assunto do presente e do futuro”, através da comunicação do ecologista José Louza, um dos mais antigos e destacados militantes desta importante área da cidadania activa, no nosso país.

Com profunda ligação ao movimento ecologista, em Portugal, promotor de diversas iniciativas, mobilizador de activistas e fomentador de associações ecologistas, entre as quais o Movimento Ecologista do Vale de Santarém, José Louza é membro fundador e dirigente do Eco-Cartaxo e também dirigente do proTEJO, tendo sido dirigente durante anos da CPADA, Confederação das Associações de Defesa do Ambiente. Com a sua visão sobre a situação que vivemos a nível planetário, e com a comunicação e o debate que se seguirá, teremos uma sessão do maior interesse e de serviço público, que a associação também promove.

Relevamos igualmente o contributo de Alfredo Lobato, natural do Vale de Santarém, membro da coordenação do Movimento Ecologista da vila, cuja geografia e particularidades conhece como ninguém, podendo evidenciar o que, quanto às evidências das alterações climáticas é já observável na zona, como identificar os perigos que podem ocorrer para a comunidade, com grande parte da área urbana em leito de cheia.

Quais são as razões das alterações climáticas? Quais as consequências para as populações? Qual o impacto na saúde? Que particularidades podem ser sinalizadas no Vale de Santarém relacionadas com as alterações climáticas? Quais os factores que contribuem para os riscos daí decorrentes? Que atitude de cidadania, face às alterações climáticas; que fazer, como fazer? Interrogações para as quais o debate procurará resposta, numa parceria com o Movimento Ecologista do Vale de Santarém.

Leia também...

Setúbal inaugurou “Portugal à Mesa em Santarém”

“Setúbal Terra de Peixe” deu o mote, sábado, 29 de Fevereiro, na Casa do Campino, ao primeiro encontro do “Portugal à mesa em Santarém”,…

Casa do Povo de Muge promove Workshop de Coaching Feminino

A Casa do Povo de Muge promove no próximo dia 12 de Maio, um Workshop de Coaching Feminino, na sede da associação. A formação…

Mais de 50 concelhos em risco máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do…

Feira de São Mateus, em Elvas

O empresário Luís Pires dos Santos já anunciou a composição dos cartéis das duas corridas que compõem a Feira Taurina de São Mateus, no…