A Associação Cultural Vale de Santarém-Identidade e Memória promove este sábado (dia 15), às 15 horas, nas instalações da Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém, um debate dedicado ao tem das alterações climáticas.

A Associação tem por objectivo “proporcionar a informação e o debate sobre um assunto do presente e do futuro”, através da comunicação do ecologista José Louza, um dos mais antigos e destacados militantes desta importante área da cidadania activa, no nosso país.

Com profunda ligação ao movimento ecologista, em Portugal, promotor de diversas iniciativas, mobilizador de activistas e fomentador de associações ecologistas, entre as quais o Movimento Ecologista do Vale de Santarém, José Louza é membro fundador e dirigente do Eco-Cartaxo e também dirigente do proTEJO, tendo sido dirigente durante anos da CPADA, Confederação das Associações de Defesa do Ambiente. Com a sua visão sobre a situação que vivemos a nível planetário, e com a comunicação e o debate que se seguirá, teremos uma sessão do maior interesse e de serviço público, que a associação também promove.

Relevamos igualmente o contributo de Alfredo Lobato, natural do Vale de Santarém, membro da coordenação do Movimento Ecologista da vila, cuja geografia e particularidades conhece como ninguém, podendo evidenciar o que, quanto às evidências das alterações climáticas é já observável na zona, como identificar os perigos que podem ocorrer para a comunidade, com grande parte da área urbana em leito de cheia.

Quais são as razões das alterações climáticas? Quais as consequências para as populações? Qual o impacto na saúde? Que particularidades podem ser sinalizadas no Vale de Santarém relacionadas com as alterações climáticas? Quais os factores que contribuem para os riscos daí decorrentes? Que atitude de cidadania, face às alterações climáticas; que fazer, como fazer? Interrogações para as quais o debate procurará resposta, numa parceria com o Movimento Ecologista do Vale de Santarém.

Leia também...

Rancho Folclórico de Vale de Figueira retoma actividade com a realização do 38.º Festival Nacional de Folclore

O Rancho Folclórico de Vale de Figueira vai retomar a sua actividade, no próximo dia 3 de Setembro, com a realização do seu 38º…

A importância do Teletrabalho… Ou como uma Pandemia obrigou muitos a criar condições para permitir a conciliação entre o trabalho e a vida familiar

Há quase duas décadas que o teletrabalho existia e era praticado no nosso país. Ainda que amiúde, este regime de prestação de trabalho já…

E o defeso está-se a acabar…

Sem que tenhamos a noção de como o tempo fluiu tão célere, já estamos de novo às portas de mais uma temporada taurina, começando…

João Pedro Oliveira reeleito presidente da Distrital da JSD

João Pedro Diniz de Oliveira, natural do Cartaxo, foi reeleito presidente da Comissão Política Distrital no passado sábado, no V Congresso Distrital da Juventude…