As declarações provisórias de isolamento profiláctico para pessoas infectadas com o vírus SARS-CoV-2 sem sintomas ou com doença ligeira e contactos de alto risco passam a ser emitidas com recurso a mecanismos automatizados.

“Foi aprovado o decreto-lei que altera as medidas no âmbito da pandemia da doença covid-19, visando agilizar os procedimentos aplicáveis nas situações de períodos de isolamento no que respeita a pessoas infectadas, mas assintomáticas ou com doença ligeira, ou pessoas que constituem contactos de alto risco, cuja redução foi determinada pela Direção-Geral da Saúde para sete dias”, refere o comunicado de Conselho de Ministros.

Para tal, refere a nota, torna-se “necessário proceder à substituição da declaração provisória de isolamento profiláctico, até agora emitida somente na sequência de contacto com o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS24), por uma declaração provisória de isolamento que possa ser emitida por recurso a mecanismos automatizados e seja aplicável tanto a situações de isolamento profiláctico como a situações de isolamento”.

A nova norma da DGS estabelece que ficam em isolamento as pessoas que testem positivo e os coabitantes, passando a ficar isentas de quarentena os cidadãos com dose de reforço da vacina.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, o primeiro-ministro, António Costa, referiu ainda que, por efeito da nova norma da DGS, desde quarta-feira, “267.315 pessoas que estavam em situação de isolamento viram a seu isolamento terminado ou reduzido”.

Leia também...

Grupo de Dadores de Sangue de Pernes lançam campanha “Eu salvo vidas!”

O Grupo de Dadores de Sangue de Pernes (GDSP) lançou no passado dia 14 uma nova campanha comunicacional denominada “Eu salvo vidas!”. A campanha…

Maternidade do Hospital de Abrantes transferida para Torres Novas

Os serviços de maternidade e de Ginecologia/Obstetrícia instalados na unidade hospitalar de Abrantes vão ser transferidos às 00:00 de terça-feira para o hospital de…

DGS recomenda dose de reforço para pessoas a partir dos 50 anos

A Direção-Geral da Saúde recomendou a administração da dose de reforço contra a covid-19 a pessoas com 50 ou mais anos, face à previsível…

Equipa DiabPT United faz treino de preparação para DiaEuro em Rio Maior

No próximo dia 27 de Maio a equipa DiabPT United, da qual fazem parte membros do Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de…