As declarações provisórias de isolamento profiláctico para pessoas infectadas com o vírus SARS-CoV-2 sem sintomas ou com doença ligeira e contactos de alto risco passam a ser emitidas com recurso a mecanismos automatizados.

“Foi aprovado o decreto-lei que altera as medidas no âmbito da pandemia da doença covid-19, visando agilizar os procedimentos aplicáveis nas situações de períodos de isolamento no que respeita a pessoas infectadas, mas assintomáticas ou com doença ligeira, ou pessoas que constituem contactos de alto risco, cuja redução foi determinada pela Direção-Geral da Saúde para sete dias”, refere o comunicado de Conselho de Ministros.

Para tal, refere a nota, torna-se “necessário proceder à substituição da declaração provisória de isolamento profiláctico, até agora emitida somente na sequência de contacto com o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS24), por uma declaração provisória de isolamento que possa ser emitida por recurso a mecanismos automatizados e seja aplicável tanto a situações de isolamento profiláctico como a situações de isolamento”.

A nova norma da DGS estabelece que ficam em isolamento as pessoas que testem positivo e os coabitantes, passando a ficar isentas de quarentena os cidadãos com dose de reforço da vacina.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, o primeiro-ministro, António Costa, referiu ainda que, por efeito da nova norma da DGS, desde quarta-feira, “267.315 pessoas que estavam em situação de isolamento viram a seu isolamento terminado ou reduzido”.

Leia também...

Todas as pessoas com mais de 80 anos incluídas na 1ª fase do plano de vacinação

Todas as pessoas com mais de 80 anos de idade vão ser incluídas na primeira fase do plano de vacinação contra a covid-19. Francisco…

Concelho de Santarém ultrapassa os mil casos activos de covid-19

É o concelho da Lezíria do Tejo com o maior número de infecções activas.

Hospital Distrital Santarém e ACES Lezíria distinguidos pela Câmara de Santarém

No Dia Mundial da Saúde.

Lezíria vai dispor de uma Unidade Local de Saúde

Lisboa e Vale do Tejo vai dispor das primeiras quatro Unidades Locais de Saúde (ULS), entre as quais uma _ cará na Lezíria, e…