As declarações provisórias de isolamento profiláctico para pessoas infectadas com o vírus SARS-CoV-2 sem sintomas ou com doença ligeira e contactos de alto risco passam a ser emitidas com recurso a mecanismos automatizados.

“Foi aprovado o decreto-lei que altera as medidas no âmbito da pandemia da doença covid-19, visando agilizar os procedimentos aplicáveis nas situações de períodos de isolamento no que respeita a pessoas infectadas, mas assintomáticas ou com doença ligeira, ou pessoas que constituem contactos de alto risco, cuja redução foi determinada pela Direção-Geral da Saúde para sete dias”, refere o comunicado de Conselho de Ministros.

Para tal, refere a nota, torna-se “necessário proceder à substituição da declaração provisória de isolamento profiláctico, até agora emitida somente na sequência de contacto com o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS24), por uma declaração provisória de isolamento que possa ser emitida por recurso a mecanismos automatizados e seja aplicável tanto a situações de isolamento profiláctico como a situações de isolamento”.

A nova norma da DGS estabelece que ficam em isolamento as pessoas que testem positivo e os coabitantes, passando a ficar isentas de quarentena os cidadãos com dose de reforço da vacina.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, o primeiro-ministro, António Costa, referiu ainda que, por efeito da nova norma da DGS, desde quarta-feira, “267.315 pessoas que estavam em situação de isolamento viram a seu isolamento terminado ou reduzido”.

Leia também...

ACES Lezíria com taxa de vacinação contra a Covid-19 acima da média nacional (vídeo)

Portugal é um dos países do mundo com maior taxa de cobertura da população com a vacinação completa contra a Covid-19. Na região, são…

ULS Médio Tejo avança com consultas de telemedicina

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo vai avançar com consultas de telemedicina nos cuidados de saúde primários, direcionadas para doentes crónicos…

Diana Santos nomeada directora do Agrupamento de centros de saúde do Médio Tejo

A diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo nos próximos três anos vai ser Diana Santos Leiria, de 49 anos,…

PCP aprofunda conhecimento sobre situação da Saúde no Distrito de Santarém

Realizaram-se ontem, 25 de Julho, dois encontros entre António Filipe, deputado do PCP na Assembleia da República e outros dirigentes regionais com a Administração…