O PSD questionou hoje o Governo sobre as condições dos comboios da Linha do Norte, apontando dificuldades dos passageiros em cumprir com as recomendações de saúde no âmbito da covid-19, e perguntando se haverá reforço de carruagens.

Numa pergunta endereçada ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, os deputados do PSD eleitos por Santarém apontam que o eixo ferroviário Norte-Sul “é hoje o principal eixo de transporte de passageiros que integra a Linha do Norte e que liga as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto”. 

Recordando o “aumento significativo de passageiros por via do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes”, os sociais-democratas alertam para a “cada vez mais frequente mudança de residência de pessoas da área metropolitana de Lisboa para norte” bem como a retoma da actividade laboral, após o período de confinamento, que aumentam o número de utilizadores na linha.

“Ora, se as condições e o número de carruagens existentes nestas ligações ferroviárias já eram escassos face ao elevado número de passageiros, e não tendo havido qualquer aumento de número de carruagens e comboios nos últimos meses, as regras de distanciamento social e as recomendações entretanto feitas pela DGS [Direção-Geral da Saúde] tornam-se impossíveis de cumprir aumentando os riscos para todos os passageiros”, argumenta o PSD. 

Assim, os sociais-democratas pretendem saber se o governo pretende reforçar “o número de comboios e carruagens na Linha do Norte de modo a permitir assegurar o distanciamento social dos passageiros e o cumprimento das restantes recomendações” bem como a “limpeza e as condições de higiene dos comboios e das respectivas estações”. 

No texto que acompanha as questões colocadas, o PSD subscreve ainda uma série de recomendações, aprovadas “por unanimidade” pela Assembleia Municipal do Entroncamento, por proposta dos autarcas sociais-democratas da região, entre elas o reforço das circulações, da limpeza e desinfecção, dos dispensadores de álcool gel e materiais de protecção individual nas estações ou ainda o reforço de iniciativas de sensibilização. 

Leia também...

“Estamos no ‘olho do furacão’ mas com os pés bem assentes no chão”

Neste momento, os serviços da Segurança Social de Santarém estão a enfrentar “o seu maior desafio”. Renato Bento, director da instituição, em Santarém, dá-nos…

Carta Arqueológica e concerto dos Petit Gatô nas Jornadas Europeias do Património em Santarém

A Câmara Municipal de Santarém assinala sábado as Jornadas Europeias do Património com o lançamento da Carta Arqueológica Municipal, no jardim das Portas do…

Tomar mantém orçamento na ordem dos 33 milhões de euros em 2019

A Câmara de Tomar vai contar em 2019 com um orçamento de 33,9 milhões de euros, semelhante ao que vigorou no presente ano (mais…

Cerimónias fúnebres de Pedro Barroso iniciam-se na quinta-feira em Lisboa

As exéquias do músico Pedro Barroso, que morreu na terça-feira, aos 69 anos, em Lisboa, realizam-se na quinta-feira, a partir das 17h00, no Centro…