O PSD questionou hoje o Governo sobre as condições dos comboios da Linha do Norte, apontando dificuldades dos passageiros em cumprir com as recomendações de saúde no âmbito da covid-19, e perguntando se haverá reforço de carruagens.

Numa pergunta endereçada ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, os deputados do PSD eleitos por Santarém apontam que o eixo ferroviário Norte-Sul “é hoje o principal eixo de transporte de passageiros que integra a Linha do Norte e que liga as áreas metropolitanas de Lisboa e Porto”. 

Recordando o “aumento significativo de passageiros por via do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes”, os sociais-democratas alertam para a “cada vez mais frequente mudança de residência de pessoas da área metropolitana de Lisboa para norte” bem como a retoma da actividade laboral, após o período de confinamento, que aumentam o número de utilizadores na linha.

“Ora, se as condições e o número de carruagens existentes nestas ligações ferroviárias já eram escassos face ao elevado número de passageiros, e não tendo havido qualquer aumento de número de carruagens e comboios nos últimos meses, as regras de distanciamento social e as recomendações entretanto feitas pela DGS [Direção-Geral da Saúde] tornam-se impossíveis de cumprir aumentando os riscos para todos os passageiros”, argumenta o PSD. 

Assim, os sociais-democratas pretendem saber se o governo pretende reforçar “o número de comboios e carruagens na Linha do Norte de modo a permitir assegurar o distanciamento social dos passageiros e o cumprimento das restantes recomendações” bem como a “limpeza e as condições de higiene dos comboios e das respectivas estações”. 

No texto que acompanha as questões colocadas, o PSD subscreve ainda uma série de recomendações, aprovadas “por unanimidade” pela Assembleia Municipal do Entroncamento, por proposta dos autarcas sociais-democratas da região, entre elas o reforço das circulações, da limpeza e desinfecção, dos dispensadores de álcool gel e materiais de protecção individual nas estações ou ainda o reforço de iniciativas de sensibilização. 

Leia também...

Azambuja investe 100 mil euros em Central de Operações de Socorro

O município de Azambuja vai criar até ao final de Fevereiro uma Central Municipal de Operações de Socorro (CMOS), que pretende centralizar as ocorrências…

Jovem de 22 anos detido por cultivo de estupefacientes

Um jovem de 22 anos de idade foi detido por cultivo de estupefacientes, no dia 30 de Julho, em Ourém. Segundo o Comando Territorial…

Presidente da República lamenta morte do “amigo de muitos anos” Joaquim Veríssimo Serrão

O Presidente da República lamentou hoje a morte do historiador Joaquim Veríssimo Serrão, recordando um “amigo de muitos anos”, que deixou “numerosos discípulos”. “O…

Golegã antecipa interdição de entrada a não moradores

O presidente da Câmara da Golegã decidiu antecipar a aplicação do decreto que impede a circulação entre concelhos, tendo colocado, na terça-feira, 7 de…