A UD Santarém começou da melhor forma este novo ano, ao vencer por 1-0 na recepção ao 1º Dezembro. Jogo que marcou também o regresso das vitórias da equipa unionista em casa, após uma série de 5 jogos (3 meses) sem vencer no seu reduto.

A partida em si pautou-se pelo grande equilíbrio entre as duas equipas, com poucas oportunidades para ambos os lados, num jogo bastante físico e que não foi propriamente bem disputado.

A equipa visitante foi a primeira a criar perigo logo aos 9 minutos, com Clemente a cabecear ligeiramente ao lado da baliza, após um pontapé de canto bem cobrado para a entrada da pequena área. Respondeu logo de imediato a equipa escalabitana através de Bruno Figueiredo, que arriscou o remate de fora de área, com o esférico a ir à figura do guardião Guilherme Oliveira.

A primeira meia hora de jogo trouxe grandes dificuldades para as duas equipas. A U. Santarém teve menos bola, enquanto o 1º Dezembro usufruiu das melhores iniciativas no ataque. No entanto, ambas as formações esbarravam no bom posicionamento e segurança defensiva dos homens mais recuados do adversário, o que levou a poucas chances de perigo durante este período do encontro. 

Ao minuto 35, Leandro Alves ainda fez os adeptos da casa gritar “GOLO!”, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo, decisão que nos pareceu correcta por parte da equipa de arbitragem.

Foi sem grande surpresa que o intervalo chegou com um nulo no marcador. E se a primeira parte poucas oportunidades teve, a segunda ainda menos. Pelo menos até aos 70 minutos, altura em que o jogo efectivamente “aqueceu” um pouco.

Ao minuto 73’, uma falta por assinalar a meio campo sobre Diogo Brás permitiu que Rui Batalha cavalgasse descaído pelo lado esquerdo do seu ataque e ficasse na cara de Gustavo Galill, valendo à equipa escalabitana uma enorme intervenção do seu guarda-redes. 4 minutos depois, Evandro Barros tentou a sua sorte de longe, mas rematou fraco e à figura de Galil. Aos 83’, Galil foi novamente chamado a intervir, saindo corajosamente aos pés de Clemente, que se encontrava isolado e preparado para rematar à baliza. Respondeu a U. Santarém ao minuto 88, com os habituais cruzamentos/remates letais de Pierre Sagna sobre o lado direito, levando a bola a bater no poste da baliza.

Quando tudo parecia encaminhado para um empate a zero, aos 90 minutos Juninho cobrou um livre directo para a zona do segundo poste. Aí, Alcobia elevou-se bem alto para cabecear em direcção ao poste contrário, onde apareceu Rúben Araújo a encostar para o golo da vitória, fazendo explodir de alegria as bancadas do Campo Chã das Padeiras.

Vitória bastante suada e igualmente importante para os comandados de Carlos Fernandes (que foi expulso por protestos), que relança a turma unionista na luta por um lugar nos quatro primeiros classificados. 

A U. Santarém ocupa agora a 5.ª posição, com 21 pontos, apenas a dois pontos do 4.º classificado Belenenses, precisamente o próximo adversário da equipa escalabitana. O jogo entre as duas equipas está agendado para o próximo dia 12 de Janeiro (domingo), no Estádio do Restelo, com início às 17H30.

Leia também...

Município de Santarém assegura pintura do Centro Recreativo Cultural e Desportivo do Casal do Paúl

O Município de Santarém aprovou um apoio financeiro de cinco mil euros ao Centro Recreativo Cultural e Desportivo do Casal do Paúl, em Almoster, para…

Reclusos de Torres Novas cuidam de horta vertical em projecto solidário

Uma horta vertical hoje inaugurada no Estabelecimento Prisional de Torres Novas visa mudar a vida de 41 reclusos e, ao mesmo tempo, apoiar 100…

“A Europa é um projecto em permanente construção”

Entrevista a Pedro Canavarro, a propósito do Dia da Europa

“O Poeta Só”: livro de poesia de José Alberto Pereira Apresentado em Almeirim

A Biblioteca Municipal Marquesa do Cadaval, em Almeirim, encheu-se ontem ao final da tarde para receber a apresentação do livro “O Poeta Só”, de…