Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) está a analisar o plano de contingência apresentado pelo Santuário de Fátima para a peregrinação de 13 de Outubro e os trabalhos já se encontram na fase de preparação técnica.

Segundo a directora-geral da Saúde, Graça Freitas, já foram realizadas duas reuniões entre a DGS e elementos do Santuário sobre a preparação para as cerimónias religiosas de 13 de Outubro e no final será dado o parecer da entidade de saúde ao plano de contingência apresentado para a recepção aos peregrinos.

“Na primeira reunião [segunda-feira] o santuário apresentou o seu plano de contingência e a segunda reunião já foi de carácter mais operacional com os elementos do pontos focais do santuário”, afirmou ontem Graça Freitas na conferência de imprensa sobre a situação da pandemia de covid-19.

Uma vez analisado o plano e vistas as plantas do local, adiantou Graça Freitas, teve início a apreciação do documento para ver se está conforme com as indicações da DGS com vista à elaboração de um parecer final para a realização das cerimónias.

“Os trabalhos estão em curso e no final vai haver, como tem acontecido em outros eventos, um acerto baseado na confiança entre os planos do Santuário e os nossos pareceres”, reiterou.

Na última semana, Graça Freitas já tinha dito que não era “expectável” que o santuário de Fátima tenha 55 mil pessoas nas cerimónias de Outubro.

Entretanto, a delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defendeu que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram “sem a presença de peregrinos”, a exemplo do que sucedeu em 13 de Maio.

No dia 13 de Setembro o acesso ao Santuário de Fátima foi bloqueado quando o local atingiu a lotação máxima permitida no contexto da pandemia da covid-19.

As celebrações com a presença de peregrinos desde o início da pandemia foram retomadas no Santuário de Fátima em 30 de Maio e a primeira peregrinação internacional com fiéis realizou-se em 12 e 13 de Junho.

Leia também...

Quase um quarto das farmácias portuguesas em “situação de risco” – Associação

Quase um quarto das farmácias portuguesas estão em situação de risco, por…

“Teremos um Natal diferente, menos aconchegado no calor dos nossos abraços e dos afetos. Mas não deixemos que isso nos desanime”

Paulo Queimado – Câmara Municipal da Chamusca O que está pensado no…
Foto de Arquivo

Quatro feridos em acidente na A1

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um ligeiro de…

‘Tejo a Copo 2019’: vinhos e gastronomia a 9 de Março em Santarém

Estamos a menos de um mês do ‘Tejo a Copo 2019’, evento…