Dia Aberto do Núcleo Nersant de Santarém reuniu mais de 80 empresas na Startup Santarém

Dezenas de empresas marcaram presença no dia 14 de Novembro na Startup Santarém, a fim de acompanharem o Dia Aberto do Núcleo NERSANT. Uma visita à Startup Santarém e ao núcleo, seguido de workshops sobre diversas temáticas, foi o programa do evento, que contou com 80 empresas participantes ao longo das actividades.

O Dia Aberto do Núcleo NERSANT começou logo cedo, tendo o Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, António Campos feito o acolhimento às dezenas de empresas presentes, acompanhado pelo Presidente do Núcleo NERSANT de Santarém, Luís Filipe Borgas, e pelo director João Lucas.

O responsável executivo da associação começou por apresentar a associação empresarial e o trabalho do núcleo, enfatizando de seguida um passo muito importante para a actividade desde seu pólo, a inauguração, em 2016, da Startup Santarém e a consecutiva mudança de instalações do núcleo para este local.

Na sua intervenção inicial, realizada no lounge da Startup Santarém, António Campos afirmou que em 2 anos a Startup Santarém conseguiu esgotar a sua capacidade, tendo sido feita uma candidatura ao Alentejo 2020, liderada pelo Município, para a realização de obras no espaço contiguo, já protocolado, que permitirá o alargamento desta infraestrutura de acolhimento. Logo de seguida, o Núcleo NERSANT de Santarém convidou os presentes a conhecer o espaço, tendo a comitiva percorrido os corredores da Startup Santarém e ficado a conhecer as 43 empresas ali incubadas.

Posteriormente, deu-se início às diversas sessões temáticas previstas. O primeiro seminário teve como tema os incentivos fiscais às empresas e acontece, pela voz de José Farinha, da Ordem dos Contabilistas Certificados. Diogo Santos, da empresa Tera Studio e formador da NERSANT nas áreas do Marketing Digital, interveio logo de seguida, numa sessão sobre a importância deste tema para as PME.

Após o almoço, as sessões prosseguiram com a apresentação, por parte da NERSANT, de algumas questões práticas após a implementação do Regime Geral da Protecção de Dados, seguindo-se a apresentação do estudo de Novas Profissões, na voz de Jorge Gaspar, elaborado pela NERSANT e pelo IP Santarém ao abrigo do projecto financiado pelo Programa Operacional Regional – Alentejo 2020, Get Innovation – A Caminho da Indústria 4.0..

Logo de seguida, pela Factis, empresa também sediada na Startup Santarém, realizou-se um workshop sobre a importância da segurança informática nas empresas, tendo o Dia Aberto do Núcleo NERSANT de Santarém, encerrado com uma apresentação, por parte da associação, dos incentivos e financiamentos disponíveis actualmente para alavancar a competitividade das empresas, tais como o Projecto Vales, o Plano de Formação Financiada 2018/2019, o Capitalizar+, o Si2E, PPEC e os apoios à internacionalização.

Ao longo de todo o dia, muitas foram as empresas que se juntaram ao Núcleo NERSANT de Santarém para presenciar as diferentes actividades, tendo o Dia Aberto sido considerado um sucesso por este pólo da associação. Ao todo, foram mais de 80 as empresas que passaram pela Startup Santarém no Dia Aberto deste núcleo NERSANT.

info, , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS