O sítio arqueológico de Vila Nova de São Pedro, no concelho de Azambuja, vai receber a iniciativa “Dia Aberto”, a 13 de Julho.

À semelhança dos anos anteriores, vai ser possível realizar visitas guiadas ao Castro de Vila Nova de São Pedro, nos horários das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00, onde os participantes vão ter a oportunidade de observar os trabalhos da campanha de escavações deste ano.

A partir das 18h00 vai decorrer uma refeição pré-histórica, com o objectivo de exemplificar e provar a gastronomia do período calcolítico em Vila Nova de São Pedro. Esse momento de convívio vai ter lugar no pátio das instalações da antiga Junta de Freguesia de Vila Nova de São Pedro.

A iniciativa tem como objetivo divulgar o trabalho da equipa de arqueólogos que a ele se tem dedicado, bem como potenciar a aproximação da população local e do público em geral, ao importante património que é este povoado calcolítico, classificado desde 1971 como monumento de interesse nacional.

Um evento organizado pelo projeto “VNSP 3000 – Vila Nova de São Pedro, de novo – no 3º milénio” em conjunto com a Câmara Municipal de Azambuja.

É um projeto com diversas valências e campo de ação, que tem como objectivo promover a valorização científica, patrimonial e social do povoado fortificado.

Trata-se de um projecto da responsabilidade da Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP), do UNIARQ – Centro de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL) e da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), contando com o apoio da Câmara Municipal da Azambuja e da União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa.

A iniciativa é aberta a toda a população e comunidade.

Leia também...

Historiador de arte Vítor Serrão defende candidatura de Fátima a Património da Humanidade

O historiador de arte Vítor Serrão defendeu na quarta-feira à noite em…

Desacatos entre familiares acaba com homem detido por suspeita de tráfico de droga

A GNR deteve um homem de 50 anos por suspeita de tráfico…

Bispo de Santarém diz que guerras e exploração humana são “retrocesso civilizacional”

O bispo de Santarém alertou hoje que as guerras, os abusos de crianças…

FeirOurém regressa após quase 20 anos de interregno e com Xutos no cartaz

A FeirOurém vai regressar em Junho à sede do concelho de Ourém,…