O sítio arqueológico de Vila Nova de São Pedro, no concelho de Azambuja, vai receber a iniciativa “Dia Aberto”, a 13 de Julho.

À semelhança dos anos anteriores, vai ser possível realizar visitas guiadas ao Castro de Vila Nova de São Pedro, nos horários das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00, onde os participantes vão ter a oportunidade de observar os trabalhos da campanha de escavações deste ano.

A partir das 18h00 vai decorrer uma refeição pré-histórica, com o objectivo de exemplificar e provar a gastronomia do período calcolítico em Vila Nova de São Pedro. Esse momento de convívio vai ter lugar no pátio das instalações da antiga Junta de Freguesia de Vila Nova de São Pedro.

A iniciativa tem como objetivo divulgar o trabalho da equipa de arqueólogos que a ele se tem dedicado, bem como potenciar a aproximação da população local e do público em geral, ao importante património que é este povoado calcolítico, classificado desde 1971 como monumento de interesse nacional.

Um evento organizado pelo projeto “VNSP 3000 – Vila Nova de São Pedro, de novo – no 3º milénio” em conjunto com a Câmara Municipal de Azambuja.

É um projeto com diversas valências e campo de ação, que tem como objectivo promover a valorização científica, patrimonial e social do povoado fortificado.

Trata-se de um projecto da responsabilidade da Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP), do UNIARQ – Centro de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL) e da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), contando com o apoio da Câmara Municipal da Azambuja e da União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa.

A iniciativa é aberta a toda a população e comunidade.

Leia também...

Mais de 80 concelhos de 10 distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 80 concelhos de 10 distritos do continente estão hoje em…

Vinte mortos desde o início da Operação Natal e Ano Novo 

Vinte pessoas morreram em acidentes rodoviários desde o início da Operação “Natal…

“Patinar é quase voar, é sentir-se livre”

O jovem patinador escalabitano, Salvador Amorim, 14 anos, vai representar a selecção…
Foto de arquivo

Mação fala em “situação dramática” e avança com incentivos para fixar médicos

A Câmara de Mação quer atribuir incentivos de até 30 mil euros/ano…